Skip to main content

Como Fazer Contabilidade Para Dentistas E Importância

23 janeiro 2024
Rodrigo Ferreira

O seu consultório já conta com uma contabilidade para dentistas especializada em clínicas odontológicas? Saiba que ter profissionais especializados é essencial para garantir a lucratividade e a sustentabilidade do seu negócio.

Uma gestão contábil eficiente para dentistas vai além apenas de assegurar o cumprimento de obrigações com o Fisco, já que ela atua de forma estratégica no controle da saúde financeira do seu consultório, o que pode resultar em um negócio muito mais lucrativo e estruturado.

Quer entender mais sobre o que é a contabilidade para dentistas, sua importância e como ter uma contabilidade que te ajuda nas tomadas de decisão financeiras. Confira o nosso artigo!

banner-solucoes-art-data-1

O Que Uma Contabilidade Para Dentistas Faz?

A contabilidade para dentistas tem um papel plural na gestão de um consultório odontológico. Isso porque, um escritório contábil especializado neste segmento faz o registro detalhado e organizações das movimentações financeiras do negócio, garantindo a precisão e integridade dos dados. 

Neste sentido, a contabilidade para dentistas envolve a elaboração de relatórios contábeis que oferecem uma visão clara da situação econômica do consultório, análises de custos, receitas, despesas e margens de lucro. 

Sem contar que esse serviço também garante o cumprimento das obrigações fiscais, para que a empresa esteja em conformidade com as normas tributárias. 

Qual A Importância Da Contabilidade Para Dentistas?

A contabilidade para dentistas é essencial para quem busca uma visão mais abrangente e estratégica das finanças do consultório odontológico. 

Um escritório de contabilidade especializado é capaz de oferecer uma compreensão clara das receitas, despesas e lucratividade, permitindo aos dentistas tomar decisões informadas para otimizar a gestão financeira. 

Somado a isso, contar com profissionais especializados também é importante, já que eles têm amplo conhecimento das normas tributárias específicas, implicações jurídicas e financeiras, o que facilita o cumprimento das obrigações do setor. 

Em síntese, a contabilidade para dentistas é essencial para garantir o sucesso financeiro do consultório a longo prazo e de maneira consistente.

Quais Os Benefícios Da Contabilidade Para Dentistas?

Contratar uma contabilidade para dentistas pode trazer uma série de benefícios para o seu consultório. Confira os principais:

  • Maior compreensão das finanças, permitindo um acompanhamento eficiente das receitas, despesas e lucratividade. 
  • Tomada de decisões informadas, auxiliando na implementação de estratégias para otimização financeira;
  • Facilidade na identificação de áreas de melhoria e a definição de metas financeiras realistas;
  • Estabilidade econômica do consultório, crescimento sustentável e excelência na prestação de serviços odontológicos. 

Como Fazer A Contabilidade Do Meu Consultório?

O primeiro passo para fazer a contabilidade do seu consultório é abrir de forma legal a empresa junto aos órgãos competentes. 

Embora seja possível atuar diretamente com o CPF, já que os dentistas são considerados profissionais liberais, ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é uma opção mais vantajosa na maior parte dos casos. 

Entretanto, cada caso deve ser analisado de forma específica e, preferencialmente, valendo-se da execução de um planejamento tributário assertivo.

Para isso, o ideal é contratar um escritório de contabilidade especializado, que fornecerá orientação adequada sobre, por exemplo, qual é o regime tributário mais adequado para o seu negócio. 

Além disso, esses profissionais também são capazes de auxiliar em todo o processo de abertura de empresa, que incluem a separação de toda documentação necessária, elaboração do contrato social, definição da estrutura societária, etc. 

banner-abertura-empresa

Dicas Para O Sucesso Da Sua Contabilidade

Para uma contabilidade eficiente para o dentista, é preciso levar em consideração alguns aspectos essenciais. Listamos os principais logo abaixo, confira:

Fique De Olho Nas Obrigações Fiscais E Acessórias

Para uma contabilidade eficaz, uma das principais dicas, sem dúvida, é ficar de olho nas obrigações fiscais e acessórias.

Por isso, é preciso manter-se atento ao cumprimento de prazos para declaração e recolhimento de impostos, às exigências acessórias, como a entrega de declarações exigidas pela Receita Federal e Secretarias das Fazendas Estaduais, etc. 

Separe as Contas Pessoais das Jurídicas

Outra dica é não misturar contas pessoais com as jurídicas. Por isso, é importante ter uma separação clara das movimentações, mantendo contas bancárias distintas, a fim de evitar problemas financeiros e garantir a simplificação no processo de prestação de contas.

Além disso, tal prática pode gerar passivos tributários tanto para a pessoa jurídica, quanto para a pessoa física do(s) dentista(s).

Escolha o Melhor Regime de Tributação

Outro ponto que merece a sua atenção está relacionado à escolha do melhor regime de tributação, já que ele possui impacto direto na carga tributária que incidirá sobre a operação da clínica. 

Ao ter uma contabilidade para dentista, o escritório vai orientar qual o melhor regime disponível atualmente, como Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Essa escolha baseia-se nas características e o porte do consultório odontológico.

Separe as Despesas Fixas das Variáveis

Separar as despesas fixas e variáveis é uma prática fundamental para uma gestão financeira eficiente. 

Isso porque, essa distinção possibilita uma melhor compreensão dos custos recorrentes e daqueles relacionados à demanda do consultório, o que pode facilitar a identificação de oportunidades de economizar e reduzir custos.

Busque Ajuda Especializada

Como mencionamos ao longo deste artigo, contar com a orientação de profissionais contábeis especializados na área odontológica é essencial.

Isso porque, esses especialistas compreendem as nuances da contabilidade para dentistas, oferecendo, assim, orientações personalizadas, auxiliando na tomada de decisões e garantindo conformidade com as normas contábeis e fiscais específicas do setor.

Como Escolher Um Escritório De Contabilidade?

Escolher um escritório de contabilidade é uma decisão que determina o sucesso financeiro e a conformidade legal de qualquer empresa, incluindo consultórios odontológicos.

Por isso, essa escolha tem que ser feita com total cautela. Sendo assim, o primeiro passo é analisar a experiência e especialização do escritório na área da odontologia, considerando as particularidades do setor. 

Além disso, é importante ainda conferir as credenciais e certificações do escritório contábil, a fim de garantir que a empresa, de fato, possui expertise na área.

Analise também a reputação do escritório por meio de avaliações de clientes, tanto de empresas conhecidas quanto de clientes que dão opiniões em sites de avaliação (como, por exemplo, o Reclame Aqui)Verifique ainda o nível de tecnologia usada pelo escritório e o suporte oferecido pelas equipes. 

Lembre-se que o objetivo desta parceria é assegurar que a assessoria contábil atenda às necessidades do negócio, garantindo uma gestão administrativa e rotinas financeiras eficazes para o seu consultório odontológico.

banner-solucoes-art-data-2

Conclusão

Contratar um escritório de contabilidade para dentistas é essencial para quem busca otimizar rotinas administrativas, eficiência operacional, gestão financeira otimizada e conformidade fiscal. 

Se você ainda não conta com profissionais contábeis especializados na área odontológica, saiba que essa contratação pode definir o sucesso do seu negócio.

Na hora de contratar um escritório de contabilidade para dentistas, conheça a ArtData Contábil, que conta com uma equipe altamente capacitada e engajada em fornecer soluções para o setor odontológico

Nosso escritório oferece serviços contábeis, fiscais, trabalhistas, previdenciários e societários customizados para dentistas, com atendimento a clínicas de todos os portes, regimes tributários e localizadas em qualquer cidade do Brasil.

Conheça as soluções da ArtData para seu consultório odontológico, preencha o formulário abaixo e fale conosco.