Skip to main content

3 dicas de redução de custos nas empresas para economizar mais

10 novembro 2019
Rodrigo Ferreira

Manter a organização e a rentabilidade de um negócio é um desafio constante em qualquer parte do mundo. As famosas crises econômicas – que podem ser globais ou locais – são frequentes e direta ou indiretamente afetam todo setor empresarial brasileiro. Portanto, para superar essas e outras dificuldades é preciso ter uma gestão administrativa e financeira eficiente, que saiba equilibrar processos de redução de custos na empresa com a realização de investimentos estratégicos, visando sempre a excelência dos produtos, serviços e negócios.

Então, se você precisa rever as despesas da sua empresa e quer saber as melhores formas de reduzir custos sem prejudicar as questões operacionais, fique atento e confira, a seguir, três dicas para buscar atingir esse equilíbrio.


1. Custos fixos


Uma das primeiras atividades a se fazer para reduzir custos deve ser a revisão dos custos que a empresa realmente necessita para operar. Nesse caso, os custos fixos representam uma grande parcela da despesa mensal, que pode se reduzir bastante com algumas providências simples.

Despesas com água, energia elétrica, produtos de limpeza e materiais de escritório podem diminuir muito com políticas corporativas de boas práticas visando a eliminação do desperdício e o respeito ao meio ambiente. Uma boa forma de colocar essas ideias em prática é traçar objetivos e adotar metas a serem alcançadas em um determinado período de tempo.


2. Estoque e fornecedores


Praticamente todas as empresas do setor industrial e do comércio dependem de uma boa gestão de estoque para manter o negócio operando de forma sustentável. Porém, nem sempre é fácil conseguir organizar as entradas e saídas do estoque da melhor forma, coordenando todas as operações junto aos setores de compras e vendas. 

Não é pequeno o número de empresas que fecham suas portas por conta de descontrole e equívocos cometidos pela gestão relacionados ao estoque. Trata-se de um problema muito comum entre as micro, pequenas e médias empresas do setor de varejo.

Portanto, adotar algumas ferramentas e softwares de gestão de estoque para organizar de forma mais precisa a rotatividade e o capital de giro associados a um produto pode ser uma forma de reduzir custos e de tornar a empresa mais sólida e sustentável.

No momento de adquirir matéria-prima ou produtos para revenda, por exemplo, os prazos e a forma de pagamentos podem ser avaliados e renegociados com os fornecedores. Já parou para pensar no impacto positivo que ações relativamente simples como essa podem ter no fluxo de caixa da empresa? Investimentos errados no estoque, significam “dinheiro parado”.


3. Rotinas administrativas e financeiras


Principalmente nas micro e pequenas empresas é comum que muito tempo seja dedicado aos processos e atividades que envolvem o cotidiano administrativo e financeiro da empresa. Assim, uma solução prática para ganhar agilidade nesses processos, liberar os sócios e funcionários para desempenharem as suas funções mais estratégicas ou operacionais e ainda reduzir custos é a terceirização das áreas contábil, fiscal e de folha de pagamento.

Considerando que uma empresa não possui condições de arcar com os custos de manter departamentos próprios com especialistas em todas essas questões, dificilmente os processos e rotinas financeiras vão poder contar com soluções de gestão especializadas e 100% dedicadas. Porém, terceirizando essas demandas, você vai contar com toda a expertise de uma equipe especializada e capacitada para, além de oferecer soluções mais eficientes e organizadas, buscar novas estratégias para solucionar outros problemas e economizar dinheiro para a sua empresa.


As soluções da Artdata Contábil já auxiliaram empresas localizadas em mais de 70 cidades, 15 estados e 20 países. Dentre as soluções oferecidas você encontrará a entrega de relatórios e demonstrativos contábeis-financeiros em tempo hábil para tomada de decisão, o processamento mensal da folha de pagamento (o que inclui nossa consultoria trabalhista e de recursos humanos), bem como a elaboração de análises e planejamento tributário para que sua empresa não desperdice recursos. E você ainda pode contar com o apoio da nossa equipe para adotar ferramentas de gestão para melhorar a organização e o controle das finanças da sua empresa!

Como a redução de custos nas empresas envolve esforços constantes e zelo ao otimizar atividades sem perder em qualidade, investir em parcerias, soluções e ferramentas especializadas pode ser a melhor forma de economizar. Então entre em contato com a Artdata Contábil, tire suas dúvidas e agende uma consultoria gratuita!


Raquel Seixas

Gerente Administrativa e Financeira

Contato

contato-e-mail

Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail:
artdata@artdatacontabil.com.br

localização

Nossas Unidades:

UNIDADE MOGI MIRIM
Avenida Dona Sara Leme da Costa, 45
Nova Mogi
Mogi Mirim | SP | CEP 13800259
Tel (19) 3814 3888

UNIDADE MOGI GUAÇU
Avenida Mogi Mirim, 1313
Areião
Mogi Guaçu | SP | CEP 13844110
Tel (19) 3105-0330

UNIDADE CAMPINAS
Rua Luiz Otávio, 2565
Fazenda Santa Cândida
Campinas | SP | CEP 13087560
(19) 3471 0008

UNIDADE SÃO PAULO
Rua Funchal, 538
Conjunto 42 | Vila Olímpia
São Paulo | SP | CEP 04551060
Tel (11) 3090 4504

UNIDADE RIVIERA DE SÃO LOURENÇO
Bertioga | SP | CEP 11250000
Tel (13) 2191 2600