O Que É Planejamento Tributário E Qual A Importância
O planejamento tributário é um dos procedimentos mais importantes para as empresas; afinal, ele possibilita uma análise detalhada das obrigações fiscais e a identificação de oportunidades para reduzir a carga tributária de forma legal e eficiente.
Ao compreender as particularidades do sistema tributário e utilizar estratégias adequadas, é possível otimizar os recursos financeiros, aumentar sua competitividade e garantir sua permanência no mercado com solidez.
Quer entender o que é planejamento tributário, importância e como fazê-lo corretamente? Leia o nosso artigo!
O Que É Um Planejamento Tributário?
O planejamento tributário é uma estratégia que adota medidas para antecipar e gerenciar a carga de tributos incidente sobre a operação de uma empresa.
A sua proposta é de, justamente, reduzir a incidência de impostos de maneira estratégica, buscando até mesmo benefícios dentre os diferentes regimes tributários. O planejamento tributário é fundamental para que as empresas consigam lidar com os encargos fiscais do Brasil e as complexas e recorrentes mudanças na legislação.
Quais Os Tipos De Planejamento Tributário?
As empresas podem optar por utilizar um ou mais tipos diferentes de planejamento tributário, como os seguintes:
- Planejamento Operacional: focado em obrigações fiscais de curto prazo;
- Planejamento Preventivo: visa escolher anualmente o regime tributário mais vantajoso;
- Planejamento Estratégico: esse modelo é alinhado as metas de longo prazo e revisado periodicamente para manter a adaptabilidade;
- Planejamento Corretivo: lida com problemas identificados no preventivo para, assim, adotar medidas de correção e como elas devem ser implementadas;
- Planejamento Especial: elaborado para circunstâncias únicas, como operações sazonais ou excepcionais.
Quais Os Objetivos Do Planejamento Tributário?
Como já mencionamos, o principal objetivo do planejamento tributário é minimizar os encargos fiscais para as empresas em sua operação.
Contudo, ele também atua como ferramenta de controle, garantindo que a empresa mantenha sua capacidade operacional enquanto cumpre todas as suas obrigações fiscais.
Outro objetivo é garantir a liquidez do negócio e apoiar seu crescimento, já que o aumento do faturamento pode acarretar um aumento na carga tributária.
Com isso, ao minimizar essa carga, o planejamento tributário ajuda a manter o fluxo de caixa positivo, mesmo diante de obrigações fiscais adicionais.
Por Que É Preciso Saber Como Fazer Um Planejamento Tributário?
A sua empresa precisa realizar planejamento tributário, principalmente, porque ele possibilita um gerenciamento da carga fiscal de maneira eficiente e legal, possibilitando economia financeira ao pagar menos impostos dentro das diretrizes legais.
Além disso, sua importância também reside na garantia de uma maior previsibilidade e evitando surpresas desagradáveis com despesas fiscais inesperadas.
Sem contar que o planejamento tributário também orienta decisões estratégicas ao auxiliar na alocação de recursos e investimentos, além de evitar problemas legais e contribuir para a saúde financeira do negócio.
Quais As Vantagens Do Planejamento Tributário?
- Minimização da Carga Tributária: permite reduzir o valor total dos impostos;
- Cumprimento da Legislação: auxilia no atendimento às leis tributárias vigentes;
- Otimização de Recursos Financeiros: possibilita o uso mais eficiente dos recursos financeiros;
- Antecipação de Custos: permite antecipar e planejar os custos tributários;
- Melhoria da Competitividade: ao reduzir os custos tributários, a empresa pode oferecer preços mais competitivos no mercado.
- Auxílio ao Desenvolvimento: ajuda a impulsionar o crescimento ao reduzir legalmente o pagamento de tributos;
- Maior Liquidez: ajuda a otimizar o fluxo de caixa por meio da redução dos impostos a pagar.
Quais Os Aspectos Legais E Regulatórios Do Planejamento Tributário?
Ao compreender os aspectos legais e regulatórios do planejamento tributário, sua empresa obtém a sustentabilidade e sucesso a longo prazo.
Mas antes de mais nada, qualquer planejamento tributário deve estar em conformidade estrita com as normas tributárias para, assim, reduzir a carga fiscal de maneira legal e sem geração de passivos fiscais ocultos.
Outro aspecto fundamental neste contexto é buscar profissionais ou escritório de contabilidade com profundo entendimento das leis fiscais e das operações empresariais, a fim de otimizar a eficiência fiscal sem comprometer a conformidade tributária e a reputação da companhia.
Por fim, é importante manter o planejamento tributário sempre atualizado, observando sempre as alterações nas leis de impostos para realizar, de forma eficiente, os ajustes necessários.
Quais Os Principais Erros No Planejamento Tributário E Como Evitá-los?
Para garantir a eficiência do planejamento tributário, as empresas devem evitar os seguintes erros:
- Investir sem considerar a tributação específica incidente sobre cada tipo de investimento em específico;
- Não acompanhar as mudanças nas leis fiscais e deixar de adaptar-se a elas;
- Não utilizar prejuízos fiscais para compensar impostos sobre lucros em outros investimentos;
- Colocar todo o capital em apenas um tipo de investimento, ignorando a diversificação;
- Desconsiderar tributos relevantes e importantes na precificação de seus produtos e serviços;
- Não monitorar regularmente a eficácia do planejamento tributário e fazer ajustes quando necessário.
- Não calcular adequadamente o potencial de crescimento da empresa em termos de faturamento bruto;
- Tentar quitar todas as dívidas fiscais de uma vez, sem considerar opções de parcelamento via adesão a programas com redução de multa e juros.
Como Fazer Um Planejamento Tributário?
Para fazer um planejamento tributário eficaz, o primeiro passo é analisar a situação tributária da empresa, compreendendo os aspectos fiscais do negócio, como custos, despesas, investimentos e receitas, para tomar decisões seguras e assertivas.
Além disso, é preciso escolher a estratégia de recolhimento de impostos, considerando as necessidades específicas da empresa.
Para fazer esse planejamento, é preciso ainda identificar oportunidades de economia, buscando maneiras legais de reduzir a carga tributária, incluindo a utilização de benefícios fiscais oferecidos pelas diferentes esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal).
Um cuidado importante ao fazer o planejamento tributário é considerar o futuro, ajustando-se às mudanças nas leis fiscais.
É importante também buscar um escritório de contabilidade especializado em questões fiscais para tomar decisões com embasamento em análises bem fundamentadas.
Outro cuidado é revisar periodicamente o planejamento tributário, para ajustá-lo regularmente ao passo que o cenário tributário e econômico é modificado.
Conclusão
Ao longo do artigo, podemos observar que, ao adotar práticas sólidas de planejamento tributário, as empresas podem fortalecer sua posição competitiva e alcançar seus objetivos de crescimento de forma mais eficaz.
Na hora de encontrar o melhor parceiro para realizar um planejamento tributário eficiente, conheça a ArtData Contábil, um escritório contábil que atende empresas de diversos portes e segmentos de atividade de todo o Brasil, oferecendo todo o suporte para a análise e otimização da carga tributária de uma empresa.
Nosso escritório possui mais de três décadas de serviços contábeis, fiscais, societários e de folha de pagamento customizados para milhares de empresas localizadas em mais de 15 estados e 100 cidades de todo Brasil.
Quer saber como as soluções da ArtData podem otimizar, além dos tributos, a gestão financeira e contábil da sua empresa? Então preencha o formulário abaixo e fale conosco!
- Artur Nogueira
- Blog
- Campinas
- Contabilidade
- Empreendedorismo
- Empresas Estrangeiras
- Espírito Santo do Pinhal
- Estiva Gerbi
- Finanças
- Folha de Pagamento
- Franquias
- Geral
- Gestão
- Holambra
- Holding
- Imposto de Renda
- Itapira
- Limeira
- Mogi Guaçu
- Mogi Mirim
- Negócios
- Pedreira
- Riviera de São Lourenço
- Santo Antônio de Posse
- São João da Boa Vista
- São Paulo
- Societário
- Startups
- Terceiro Setor
- Tributação
Contato
Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail:
artdata@artdatacontabil.com.br
Nossas Unidades:
UNIDADE MOGI MIRIM
Avenida Dona Sara Leme da Costa, 45
Nova Mogi
Mogi Mirim | SP | CEP 13800259
Tel (19) 3814 3888
UNIDADE MOGI GUAÇU
Avenida Mogi Mirim, 1313
Areião
Mogi Guaçu | SP | CEP 13844110
Tel (19) 3105-0330
UNIDADE CAMPINAS
Rua Luiz Otávio, 2565
Fazenda Santa Cândida
Campinas | SP | CEP 13087560
(19) 3471 0008
UNIDADE SÃO PAULO
Rua Funchal, 538
Conjunto 42 | Vila Olímpia
São Paulo | SP | CEP 04551060
Tel (11) 3090 4504
UNIDADE RIVIERA DE SÃO LOURENÇO
Bertioga | SP | CEP 11250000
Tel (13) 2191 2600