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Guia Com Tudo Sobre Contabilidade Para Agência Marketing

06 junho 2024
Rodrigo Ferreira

Você sabia que há escritórios contábeis especializados que oferecem contabilidade para agências de marketing? Nos últimos anos, esse serviço ganhou maior relevância, principalmente, por conta dos avanços das plataformas digitais e da busca por soluções e atendimentos customizados para o setor de propaganda e marketing digital.

Com a rápida evolução do cenário digital, as agências de marketing enfrentam desafios relacionados às rotinas da contabilidade no sentido de manter suas operações financeiras e rotinas administrativas alinhadas com as exigências do mercado e as demandas de clientes cada vez mais exigentes.

Por isso, ter um serviço especializado de contabilidade pode ajudar as agências a manterem suas finanças em ordem, cumprir suas obrigações fiscais e focar no crescimento e desenvolvimento de seus negócios e serviços.

Vem com a gente e entenda como funciona as principais soluções de contabilidade para agências de marketing. Confira!

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Como Funciona A Tributação Para Agências de Marketing Digital?

A contabilidade para agência de marketing consiste em uma gama de serviços e soluções que visam atender as demandas contábeis, tributárias, societárias e de folha de pagamento de uma agência digital.

Dessa forma, a tributação de uma agência de marketing digital está ligada à sua opção de regime tributário (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional), bem como as suas atividades principal e secundárias de acordo com os códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). 

Essa classificação permite que os órgãos governamentais (federal, estadual e municipal) identifiquem as atividades realizadas pela empresa e fiscalizem o enquadramento fiscal e a apuração dos tributos.

Para agências digitais, há uma seleção de CNAEs usadas para a prestação de serviços, que incluem serviços de agência de publicidade, marketing direto, assessoria de imprensa, consultoria em publicidade, dentre outras atividades comumente desenvolvidas por empresas desse setor para seus clientes. Há também, para serviços que não possuem um CNAE específico, a opção mais genérica que contempla todas as outras atividades de publicidade não definida por meio de um CNAE específico.

Contabilidade Para Agências De Marketing Digital No Simples Nacional

Para agências de marketing digital que optam pelo Simples Nacional, a tributação pode variar dependendo dos custos com a folha de pagamento e o seu % em relação ao faturamento bruto.

Se as despesas com a folha de salários representarem 28% ou mais do faturamento, a empresa é enquadrada no Anexo III; caso contrário, no Anexo V, onde são enquadradas no Simples Nacional as agências com despesas de folha de pagamento inferior a 28% do faturamento. 

Contabilidade Para Agências De Marketing Digital No Lucro Presumido

No caso da contabilidade para agência de marketing que optam pelo Lucro Presumido como regime tributário, a carga tributária varia entre 13,33% e 16,33% do faturamento, que incluem todos os impostos federais totalizando 11,33% (PIS, COFINS, IRPJ e CSLL) somado a um percentual de ISS, este um imposto municipal, que varia entre 2% e 5%, dependendo do município onde ocorreu a prestação do serviço e da alíquota específica definida para a sua atividade empresarial.

Contabilidade Para Agências De Marketing Digital No Lucro Real?

Já na contabilidade para agência de marketing optante pelo Lucro Real, regime tributário utilizado obrigatoriamente por agências de grande porte e com faturamento acima de R$ 78.000.000,00 por ano, o IRPJ e a CSLL são apurados com base no lucro líquido (em caso de prejuízo fiscal, esses dois tributos não são recolhidos), o que implica em maior complexidade na apuração dos tributos e alíquotas maiores para ambos. Já com relação ao PIS e COFINS, também se tem alíquotas maiores do que no Lucro Presumido. 

Geralmente, este regime tributário não é a opção mais vantajosa para micro e pequenas empresas do setor de marketing digital.

Como Funciona A Abertura Do CNPJ Para Agência De Marketing?

O processo de abertura de CNPJ para agência de marketing funciona de uma forma geral do mesmo modo que a constituição de pessoas jurídicas para outros tipos de negócios. 

Nesse sentido, é preciso definir o tipo de sociedade empresarial, elaborar contrato social ou estatuto social, obter as licenças e autorizações necessárias, além de registrar na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. 

Quais São As Principais Obrigações Contábeis Para Agências De Marketing?

A contabilidade para agência de marketing deve considerar algumas obrigações fiscais  específicas, como por exemplo na cidade de São Paulo/SP, a incidência do ISS SP sobre elementos de publicidade e propaganda, conforme o Parecer Normativo SF nº 2/2018.

Algumas responsabilidades contábeis e fiscais incluem o recolhimento de tributos federais, elaboração e entrega de declarações como DIRF, escrituração de livros contábeis, cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias junto ao eSocial, fechamento do balanço patrimonial e emissão de notas fiscais de serviços.

Quais São Os Serviços Contábeis Oferecidos Para Agências de Marketing?

A contabilidade para agência de marketing oferece uma gama de serviços que abrangem desde a fase inicial de abertura de uma empresa até o seu encerramento, que são os seguintes:

  • Auxílio na definição dos códigos CNAE principal e secundários, porte da empresa, escolha da natureza jurídica e regime tributário para a abertura do negócio.
  • Escrituração contábil e tributária, que engloba a elaboração do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), registro de apuração dos impostos, balancetes, entre outros.
  • Entrega de obrigações acessórias, como a Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF), Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), entre outros.
  • Emissão de certidões negativas de débitos.
  • Assessoria nas áreas trabalhista, tributária e financeira.

Cenário Das Empresas De Propaganda E Marketing

Com a crescente diversidade de opções para publicidade e alcance de público proporcionadas pelas plataformas digitais, as áreas de marketing e propaganda estão constantemente se reinventando e evoluindo. 

Isso significa que os profissionais precisam lidar com demandas mais complexas em prazos mais curtos, muitas vezes, com orçamentos limitados.

Com isso, observamos uma mudança no mercado, onde trabalhos que eram tradicionalmente realizados por agências agora são realizados por freelancers ou pequenas agências locais. 

Dessa forma, lidar com as tarefas administrativas, tributárias e financeiras, além das demandas diárias da agência, pode ser desafiador, especialmente para os sócios mais voltados para a criação.

A falta de organização nessas áreas pode levar a riscos tributários e trabalhistas, aumento de despesas e falta de clareza nos relatórios financeiros. É por isso que o suporte de uma empresa de contabilidade para agências de marketing e publicidade é essencial.

Contar com profissionais experientes garante que a agência esteja em conformidade com a legislação e receba orientação financeira para tomada de decisões

Isso permite que a empresa minimize riscos, reduza custos e mantenha uma estratégia de precificação eficaz, preservando a saúde financeira e maximizando os lucros.

Quais Os Benefícios Da Contabilidade Para Agências De Publicidade?

Como já foi comentado, ter o controle e saber como está a situação financeira do seu negócio é fundamental para manter o bom funcionamento da operação da empresa e, consequentemente, realizar uma entrega de qualidade para seus clientes e parceiros.

Ao contratar uma empresa para ser responsável pela contabilidade, tributos e folha de pagamento da sua agência, é possível reduzir a carga de impostos por meio de análises e comparativos tributários.

Somado a isso, você também consegue otimizar a rotina produtiva dos sócios e colaboradores que se relacionam com a empresa contábil, além de diminuir os riscos ao eliminar a geração de passivos fiscais e trabalhistas.

Outra vantagem é a possibilidade de reduzir despesas desnecessárias com papel e, consequentemente, obter melhores resultados e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Mas para isso, algumas etapas são necessárias para garantir que sua agência de propaganda e marketing esteja regularizada e em dia com todas as suas obrigações. 

Antes de tudo, verificar e analisar – com o apoio de ferramentas e softwares de auditoria eletrônica – a situação fiscal e tributária da agência é fundamental. 

É justamente para reduzir os riscos tributários e trabalhistas, bem como o recolhimento dos tributos em conformidade com a lei que serve o planejamento tributário, societário e trabalhista, serviços esses que podem ser realizados pelos contadores.

Outra questão importante é que a tributação sobre serviços de publicidade apresenta algumas normas específicas e, quando não respeitadas, podem trazer prejuízos e gerar passivos à empresa. 

Além disso, por ser uma área onde diversas empresas apresentam elevada rotatividade em seu quadro de colaboradores, é fundamental contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada para que sua agência não “pare de funcionar” caso um colaborador do setor administrativo e financeiro peça demissão ou saia de férias.

Qual A Solução Para A Sua Empresa De Propaganda E Marketing Crescer De Forma Sólida?

A gestão contábil, tributária e de folha de pagamento pode reduzir os riscos e custos da empresa, organizando questões relacionadas à saúde fiscal, financeira e trabalhista. 

Isso fornece informações confiáveis para os gestores tomarem decisões assertivas sobre o futuro da agência. Confira algumas soluções para tornar sua agência mais sólida e eficiente:

Conciliação Bancária

Integrar por meio de API ou arquivos digitais, bem como automatizar a conciliação bancária junto ao sistema ERP do seu contador, além de trazer agilidade, gera maior assertividade de dados e informações financeiras. 

Emissão De Documentos Fiscais

As empresas de propaganda e marketing trabalham com emissão de nota fiscal de serviços eletrônica, o que implica na demanda de apuração dos tributos incidentes sobre a operação. 

Por isso, é necessário prestar muita atenção na hora de emitir o documento fiscal para amparar a prestação de serviços, além de validar todas as operações junto ao seu contador, para não cometer nenhum equívoco que prejudique a agência em termos fiscais e tributários.

Gestão da Folha de Pagamento

Também é função da contabilidade zelar pelas questões que envolvem a apuração da folha de pagamento, realizando apurações de ordem tributária e entendendo a rotina e dinâmica dos funcionários da agência.

Consultoria Tributária – Imposto de Renda Retido na Fonte (Serviços de Propaganda)

Consultoria para questões tributárias (IRRF): empresas de propaganda e marketing precisam lidar com questões tributárias específicas como, por exemplo, a incidência do IRRF à alíquota de 1,5% nos serviços prestados de marketing sobre os valores creditados por pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas relacionados a essa atividade. 

Por ser um tema de grande importância e  potencial para gerar passivos tributários, é essencial contar com o apoio de uma empresa de contabilidade especializada nesse campo.

Confira algumas questões importantes relacionadas a esse tema:

  • O IRRF deve ser recolhido pelo próprio prestador do serviço (agência), por conta e ordem do anunciante por meio de DARF, utilizando o código 8045;
  • O fato gerador do IRRF é o pagamento, crédito ou entrega de numerário pela pessoa jurídica anunciante à agência de propaganda devido aos serviços prestados;
  • A base de cálculo do IRRF é o montante das importâncias pagas, entregues ou creditadas pelo contratante à agência de propaganda, sendo excluídas da base os saldos pagos diretamente ou repassados a empresas de rádio, TV, jornais, revistas, publicidade por meio de outdoor, cinema e eventuais descontos concedidos por antecipação de pagamento;

Exemplo:

Se uma agência de publicidade receber de um anunciante o montante de R$ 500.000, referente a serviços de propaganda e publicidade e, repassar a uma emissora de TV o valor de R$ 300.000,00, teremos o seguinte cenário:

Valor recebido pela agência: R$ 500.000,00.

Valor repassado para a emissora de TV: R$ 300.000,00.

Base de cálculo do IRRF: R$ 200.000,00.

IRRF devido: R$ 200.000,00 x 1,5% = R$ 3.000,00.

As agências de propaganda devem fornecer aos seus clientes, até o dia 15 de fevereiro do ano subsequente, o informe de rendimentos comprobatório dos valores recebidos e do imposto de renda recolhido referente ao ano-calendário anterior.

Facilidade Para Focar Nos Resultados Da Sua Empresa De Marketing

Precificar os serviços pode ser uma das tarefas mais desafiadoras da empresa. Isso porque, ao fazer isso sem o auxílio de um contador, pode ser que você se esqueça de contabilizar diversas despesas e custos fixos ou variáveis, o que pode trazer sérios prejuízos. 

Para fazer esse cálculo de forma correta e precisa, é preciso aliar o conhecimento técnico do contador com a experiência dos gestores da agência.

Pelos diversos motivos já aqui expostos, você já deve estar convencido de que contar com a ajuda de uma empresa de contabilidade especializada pode aumentar a lucratividade da empresa e reduzir os riscos do seu negócio. 

Além disso, essa parceria entre empresário e contador também possibilita que os líderes da empresa foquem apenas nos resultados de seus colaboradores, não precisando se preocupar com questões burocráticas e administrativas.

Por fim, ao colocar a contabilidade da sua empresa nas mãos de profissionais qualificados, você também pode tomar decisões mais assertivas e fundamentadas.

Isso porque, as informações e relatórios disponibilizados pelo contador são ponto de partida para o bom funcionamento e gerenciamento de novos projetos, estratégias, investimentos, dentre outros.

Agência De Marketing Digital Pode Ser MEI?

Muitos empreendedores que planejam abrir uma agência de marketing digital frequentemente têm dúvida quanto à possibilidade de enquadrar-se como Microempreendedor Individual.

No entanto, de acordo com a legislação vigente, a atividade de agência de marketing digital não se enquadra nas categorias permitidas para o registro como MEI.

Como Regularizar A Sua Agência De Marketing?

Para regularizar uma agência de marketing digital, é preciso seguir alguns procedimentos semelhantes à abertura de qualquer outra empresa no Brasil. Confira o passo a passo:

  • Especificar sua atividade e atuação por meio da escolha dos CNAEs apropriados para sua agência de Marketing Digital.
  • Registrar seu negócio com CNPJ para emitir notas fiscais e justificar sua renda.
  • Obter os alvarás necessários para operar.
  • Abrir uma conta jurídica em um banco de sua escolha.
  • Decidir se terá sócios ou não.
  • Escolher o regime tributário adequado (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real).

Como Fazer A Contabilidade Para Micro e Pequenas Agências De Marketing?

A contabilidade para micro e pequenas empresas de agência de marketing inclui uma série de obrigações e responsabilidades, assim como para negócios de outros ramos de atuação.

Sendo assim, o primeiro passo para o empreendedor é regularizar o negócio, que abrange escolher o regime tributário adequado antes de obter o CNPJ, realizar o planejamento tributário, analisar o seu fluxo de caixa adequado, além de cumprir as leis trabalhistas caso possua funcionários e estabelecer o pró-labore do(s) sócio(s).

Como já mencionamos anteriormente, o ideal é sempre contar com o suporte de uma contabilidade para agência de marketing, para garantir que o processo seja feito corretamente. 

Quais Cuidados Ter Ao Contratar Uma Contabilidade Para Agência De Marketing Digital?

Ao buscar uma empresa de contabilidade para agência de marketing digital, é fundamental considerar diversos aspectos, como:

  • Especialização no Setor: ao pesquisar por um escritório de contabilidade, priorize empresas com experiência no atendimento a agências de marketing digital e outros negócios digitais.
  • Reputação e Referências: pesquise também a reputação da empresa, busque por referências de clientes do segmento de marketing digital.
  • Suporte Para Planejamento Tributário: certifique-se de que o escritório oferece serviços para planejamento tributário, buscando a redução legal de impostos.
  • Utilização de Tecnologia: opte por empresas que utilizam sistemas automatizados para facilitar a gestão contábil e financeira.
  • Suporte e Comunicação: observe o nível de suporte disponibilizado pela empresa de contabilidade, garantindo um canal eficiente para esclarecer dúvidas e receber orientações.

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Conclusão

Agora que você entendeu de forma completa a importância de contratar uma empresa de contabilidade para agência de marketing, conheça a ArtData Contábil, um escritório contábil que atende empresas de marketing digital e propaganda de diversos portes e segmentos de atividade de todo o Brasil.

Nosso escritório possui mais de três décadas de serviços contábeis, fiscais, societários e de folha de pagamento customizados para milhares de empresas localizadas em mais de 15 estados e 100 cidades de todo Brasil.

Quer saber como as soluções da ArtData podem otimizar, além da contabilidade, a gestão financeira e tributária da sua agência de marketing? Então preencha o formulário abaixo e fale conosco!


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