Skip to main content

Contabilidade Para Startups: Importância E Como Funciona

29 maio 2019
Rodrigo Ferreira

Você conhece a importância da contabilidade para startup e sabe como ela funciona?

Em um cenário no qual as inovações tecnológicas estão em destaque, as startups são um modelo que têm atraído cada vez mais os empreendedores. Contudo, para que a operação gere os resultados esperados, alguns cuidados são essenciais no que tange a contabilidade para startups.

A startup é uma empresa geralmente criada em sua fase de desenvolvimento, apresentando um modelo de negócio inovador e original. 

Além disso, esse tipo de empresa também segue as mesmas diretrizes de qualquer empreendimento, mas a assessoria contábil, tributária e as rotinas de folha de pagamento precisam estar alinhados a esse perfil específico de empresa.

Todo início é um grande desafio, sendo necessários alguns investimentos para que se alcance as expectativas de lucros futuros. É aí que a contabilidade para startups entra como fator chave. 

Quer saber como ela funciona? Leia o nosso artigo!

banner-solucoes-art-data-1

Quais As Diferenças Da Contabilidade Para Startups?

A verdade é que há muitas diferenças da contabilidade para startups quando comparada com as tarefas convencionais de um serviço contábil. contabilidade para startups abrange também uma compreensão profunda desse modelo de empresa inovador.  

O diferencial essencial reside na compreensão da dinâmica específica do negócio do cliente, oferecendo um serviço personalizado no que se refere às questões regulatórias e também gerenciais. 

As startups e modelos de empresas digitais possuem uma dinâmica completamente distinta das empresas tradicionais, no qual estamos acostumados, principalmente, por conta de um ambiente de mudanças rápidas no mercado, o que exige tomada de decisões ágeis e seguras. 

Sem contar que esse tipo de empresa, muitas vezes, necessita de investimentos de venture capital para impulsionar seus projetos, estratégias tributárias específicas para aliviar a carga fiscal e elaborar planos contáveis sustentáveis, que respaldam a tomada de decisões. 

Desta forma, um escritório de contabilidade para startups possuem expertise e conhecimento para lidar com as nuances desse modelo de negócio. 

O Que A Lei Complementar Nº 167 Mudou Na Contabilidade Das Startups?

A Lei Complementar nº 167, sancionada em abril de 2019, introduziu a Empresa Simples de Crédito (ESC) e o Inova Simples no Brasil, este último um regime especial simplificado para incentivar o desenvolvimento das startups. 

O Inova Simples proporciona uma tributação facilitada, simplifica a abertura e fechamento de empresas inovadoras, agilizando o processo por meio de um portal online dedicado. 

Além disso, essa nova lei reduz a burocracia associada com o funcionamento de startups, possibilitando que essas empresas concentrem mais esforços em seus produtos e serviços. 

Somado a isso, essa recente legislação também proporciona maior flexibilidade na captação de investimentos, possibilitando às startups emitirem títulos e participações preferenciais sem direito a voto. 

O registro em um repositório nacional específico, facilitando o acompanhamento das atividades também é uma novidade trazida pelo Inova Simples. 

Em Que Situações A Contabilidade Especializada Em Startups É Importante?

A contabilidade para startups é importante nas mais diversas situações. Listamos as principais abaixo, confira:

Captação De Recursos De Investidores

Para iniciar e sustentar seus modelos de negócio ao longo dos ciclos de amadurecimento, as startups frequentemente recorrem ao capital de investidores. 

Nesse contexto, a contabilidade para startups não apenas realiza a correta alocação desses recursos, mas também desempenha um papel crucial na preparação para as rodadas de captação.

Preparação para Due Diligence

A contabilidade para startups tem uma atuação imprescindível na preparação para a due diligence, que precede eventos corporativos como investimentos de anjo ou operações de fusões e aquisições. 

Nesse processo, aspectos contábeis, financeiros, regulatórios e societários são minuciosamente analisados pelo investidor ou parceiro potencial.

Contratações de Profissionais e Aspectos Trabalhistas

Ao contrário das empresas mais tradicionais, as startups estruturam suas equipes de forma mais flexível por meio de contratações por projeto (PJ), freelancers ou parcerias. 

Nesse sentido, a contabilidade para startups auxilia na correta gestão dessas modalidades, incluindo opções de ações e participação nos lucros, gerenciando os impactos contábeis associados à diluição da participação acionária.

Análise de Dados e Planejamento Orçamentário

Para captar recursos ou obter crédito bancário, startups necessitam de um histórico contábil organizado e um planejamento orçamentário robusto. 

Por isso, a contabilidade para startups especializada permite utilizar a análise preditiva para estimar o crescimento, demonstrando o ponto de equilíbrio e o ponto de inflexão, quando o negócio atingirá a escalabilidade.

Relatórios Financeiros para Investidores

A apresentação de relatórios financeiros precisos e compreensíveis é essencial para startups ao se comunicarem com investidores e partes interessadas. 

Sendo assim, a contabilidade para startups gera relatórios precisos, evidenciando o desempenho financeiro e o crescimento da empresa. 

Principais Serviços De Contabilidade Para Startups

A contabilidade para startups oferece uma série de serviços para essas empresas, desde a abertura da empresa até serviços especializados e consultivos. 

Além disso, o escritório contábil também tem atuação em aspectos burocráticos, como a elaboração de contrato social, a escolha da natureza jurídica e CNAE, por exemplo.

Outro serviço oferecido pela contabilidade para startups é o processamento contábil, que inclui escrituração, cálculos de impostos e emissão de guias, etc.

Um escritório de contabilidade para startups também oferece planejamento tributário e análise de risco financeiro, plataformas de Business Intelligence, serviços de  departamento pessoal e RH, entre outros. 

Qual É A Importância Da Contabilidade Para Startups?

Não adianta ter um excelente e inovador modelo de negócio se os empreendedores deixarem de lado certas questões fundamentais. 

Entre eles, estão a separação das contas pessoais e empresariais, recolhimento adequado dos tributos, controle de gastos e lucros que norteiam investimentos, elaboração de relatórios financeiros, análise de indicadores, entre outros.

Ou seja, a contabilidade para startups não serve somente para manter a empresa funcionando, mas também para auxiliar no crescimento sustentável do negócio.

A startup precisa de uma contabilidade estruturada, pois, enquanto a demanda é pequena, as atividades manuais conseguem atender de forma eficiente. 

No entanto, quando o ritmo aumenta, gerenciar todos os processos contábeis sem informações precisas não é uma tarefa tão simples.

Nesse caso, o gestor precisa contar desde cedo com o auxílio de profissionais especializados e ter uma visão ampla da estrutura financeira da empresa. Dessa forma, é possível manter tudo organizado e distante de riscos e penalidades.

Como Funciona Esse Tipo De Contabilidade?

A contabilidade para startups tem como objetivo acompanhar o progresso da expansão do negócio. Quando a empresa alcançar um ritmo maior, toda a sua estrutura sofrerá impactos, desde o setor operacional até o atendimento ao cliente.

As áreas financeira, tributária e contábil, portanto, devem estar preparadas para acompanhar e se alinhar a essa nova situação. 

Indicadores financeiros devem ser avaliados, a análise e a escolha do melhor regime tributário precisa ser feita, o planejamento tributário necessita ser elaborado, entre outras atividades essenciais para subsidiar as tomadas de decisões mais relevantes sobre o futuro da startup.

Uma contabilidade para startups fornece ao negócio um auxílio mais próximo, que atende às necessidades de um modelo muito mais dinâmico e focado no crescimento acelerado. 

Isso auxilia no controle dos processos internos e na definição de estratégias a curto, médio e longo prazo.

Quais São As Vantagens da Contabilidade Para Startup?

A contabilidade para startups garante várias vantagens ao negócio, como:

  • conformidade com a legislação tributária;
  • cumprimento de todas as obrigações acessórias;
  • gestão dos documentos contábeis;
  • auxílio nas atividades de controle financeiro, por exemplo, monitoramento do fluxo de caixa, precificação dos produtos ou serviços e obtenção de crédito;
  • adequação tributária;
  • identificação de boas oportunidades;
  • encontro de investimentos que podem gerar lucros;
  • realização da gestão de riscos etc.

Como Escolher A Contabilidade Ideal Para A Sua Startup?

Escolher a contabilidade para sua startup tem papel importantíssimo para o sucesso e crescimento sustentável do negócio. 

Sendo assim, para contratar um escritório especializado nesses ramos de negócio, o primeiro passo é avaliar a expertise da empresa, considerando seu entendimento das peculiaridades do ambiente empreendedor, normas tributárias específicas e dinâmica financeira. 

Somado a isso, é importante buscar referências e avaliações de outras startups atendidas pela contabilidade, pois, assim, você entenderá o nível de qualidade dos serviços prestados. 

Leve em consideração também a oferta de serviços, incluindo aspectos como automação de processos, consultoria especializada e ferramentas de Business Intelligence.

Certifique-se também do nível de suporte e disponibilidade da equipe contábil para fornecer orientação estratégica e personalizada.

Ao analisar esses critérios e as necessidades específicas da startup, certamente, você encontrará a contabilidade ideal para impulsionar o crescimento do seu negócio.

banner-solucoes-art-data-2

Como A Tecnologia Pode Auxiliar Nesse Processo?

As ferramentas digitais aplicadas no dia a dia da contabilidade criaram um relacionamento mais ágil, próximo e colaborativo entre contador e startups. Isso porque, os gestores conseguem abrir solicitações ou emitir relatórios a qualquer hora com total autonomia.

Ou seja, ele não fica atrelado a padrões estabelecidos com os quais tenha que se adequar. 

Com ferramentas apropriadas, como a Central de Atendimento Online da ArtData, computação em nuvem, entre outras, os dados podem ser integrados e compartilhados, simplificando a troca de informações, principalmente no momento em que o negócio se encontra em fase de crescimento.

A contabilidade deve ser prioridade para as startups em todas as etapas de desenvolvimento da companhia. Trata-se de um trabalho essencial e que deve ser executado com eficiência. 

Por isso, é importante contar com a orientação e ajuda de profissionais qualificados e experientes no mercado de startups. Eles serão seus grandes aliados nas tomadas de decisões para que o negócio cresça e se desenvolva de forma sólida e sustentável.

Conclusão

Contratar uma contabilidade para startups é essencial para o sucesso do seu negócio, mas também para a compreensão das particularidades deste modelo de negócio.

A expertise em startups permite oferecer serviços personalizados, como consultoria estratégica e automação de processos.

Quer encontrar um escritório que atenda às necessidades do seu negócio? Conheça as soluções da ArtData, um escritório contábil que possui uma equipe altamente capacitada em soluções para empresas de diversos portes e segmentos de atividade, inclusive startups.

Nosso escritório possui mais de três décadas de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas, previdenciários e societários customizados para mais de 1.500 empresas, incluindo dezenas de startups brasileiras e estrangeiras.

Conheça as soluções da ArtData para a sua empresa, preencha o formulário abaixo e fale conosco!