O que devo avaliar na venda de empresas?
Para a venda de uma empresa ser bem-sucedida é necessário fazer uma avaliação do negócio, já que nessa operação se pode ganhar ou perder muito dinheiro. Por meio dela é possível definir o valor correto e quanto o mercado estaria disposto a oferecer por um negócio com as características e particularidades das que deseja comprar ou vender.
Além disso, a avaliação possui outras vantagens como, por exemplo, identificar se os números da empresa estão em conformidade com os de negócios semelhantes e a fazer análises que podem auxiliar nas tomadas de decisões.
Quer saber o que avaliar na venda de empresas? Então, continue a leitura e conheça alguns métodos de avaliação!
Valor de mercado dos ativos e resultados
Por meio desse procedimento, fica pressuposto que o valor da empresa é o valor de mercado dos ativos (englobando todas as instalações, benfeitorias e estoque atualizado) acrescido ao resultado final líquido mensurado no último ano fiscal.
Para fazer essa avaliação é solicitado o Balanço Patrimonial da empresa, junto com a relação de ativos e o valor atual de mercado que o negócio possui. Em posse do Balanço, agrega-se o montante total dos ativos escriturados com o inventário e esse valor é somado ao resultado final líquido apresentado pela instituição no seu último exercício fiscal.
Fluxo de caixa descontado
Trata-se de uma metodologia mais científica que é usada para mensurar a atratividade de um possível investimento. Ela estima e considera projeções de fluxo de caixa futuro e desconta esse montante de um valor presente com o intuito de calcular um preço justo para uma aplicação ou ativo.
Caso a análise resulte em um valor adequado que é acima do preço atual do ativo, isso pode significar uma boa oportunidade. No entanto, é importante destacar que o fluxo de caixa descontado pode deturpar um valor justo devido às métricas usadas como, por exemplo, a taxa de desconto muito alta, e isso deve ser sempre considerado para evitar eventuais prejuízos.
Expectativa do tempo de retorno
É um método baseado no payback (tempo de retorno) médio alcançado pelas empresas do mesmo ramo ou exigido pelos investidores detendo, assim, a possibilidade do investimento na ótica do tempo de amadurecimento do negócio no mercado e o período de exposição ao risco do capital investido pelo comprador.
Por exemplo: uma empresa apresenta um payback em torno de 2 anos, estipulado por uma avaliação de mercado da região em que o estabelecimento está localizado e pelo conhecimento prévio do avaliador.
Então, para mensurar o valor da empresa em questão por essa metodologia é preciso multiplicar o valor do resultado líquido anual da empresa (vamos supor que seja de R$ 500 mil) pelo payback (2 anos), resultando n valor de R$ 1 milhão.
Preço médio
É um tipo de metodologia em que o lucro líquido médio mensal é multiplicado pelo tempo de retorno do investimento que, geralmente, é de 24 meses (2 anos). Ele também pode ser multiplicado por 60 meses (5 anos), dependendo do ciclo específico de cada tipo de atividade e negócio.
Conseguiu entender a importância de uma avaliação prévia para a venda de empresas? Isso vai evitar surpresas e o cálculo do valor justo por meio de dados precisos. Para isso, é importante contar com o auxílio de um profissional experiente, qualificado e que vai se basear em questões técnicas, seguras e confiáveis.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas publicações. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!
Almir Ferreira
Contador
CRC 1SP143563/O-2
- Artur Nogueira
- Blog
- Campinas
- Contabilidade
- Empreendedorismo
- Empresas Estrangeiras
- Espírito Santo do Pinhal
- Estiva Gerbi
- Finanças
- Folha de Pagamento
- Franquias
- Geral
- Gestão
- Holambra
- Holding
- Imposto de Renda
- Itapira
- Limeira
- Mogi Guaçu
- Mogi Mirim
- Negócios
- Pedreira
- Riviera de São Lourenço
- Santo Antônio de Posse
- São João da Boa Vista
- São Paulo
- Societário
- Startups
- Terceiro Setor
- Tributação
Contato
Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail:
artdata@artdatacontabil.com.br
Nossas Unidades:
UNIDADE MOGI MIRIM
Avenida Dona Sara Leme da Costa, 45
Nova Mogi
Mogi Mirim | SP | CEP 13800259
Tel (19) 3814 3888
UNIDADE MOGI GUAÇU
Avenida Mogi Mirim, 1313
Areião
Mogi Guaçu | SP | CEP 13844110
Tel (19) 3105-0330
UNIDADE CAMPINAS
Rua Luiz Otávio, 2565
Fazenda Santa Cândida
Campinas | SP | CEP 13087560
(19) 3471 0008
UNIDADE SÃO PAULO
Rua Funchal, 538
Conjunto 42 | Vila Olímpia
São Paulo | SP | CEP 04551060
Tel (11) 3090 4504
UNIDADE RIVIERA DE SÃO LOURENÇO
Bertioga | SP | CEP 11250000
Tel (13) 2191 2600