Contratação de linha de crédito: como o contador pode ajudar sua empresa?
Principalmente em momentos de crise, fica muito difícil que a empresa consiga manter a saúde financeira do seu negócio. Para manter os pagamentos aos fornecedores em dia, não realizar demissões em massa, manter os investimentos e outras ações importantes para o seu desenvolvimento, muitas empresas precisam recorrer à contratação de linhas de crédito.
Trata-se de uma espécie de financiamento ou empréstimo disponível pelas instituições financeiras e similares para a execução de um objetivo específico, no entanto, diferencia-se do empréstimo comum, já que não é necessário pagar as parcelas a partir do momento em que o dinheiro é concedido. É semelhante ao cartão de crédito, cujo saldo é rotativo, e quando a quantia usada é paga, volta para ser usada novamente.
Quer entender melhor como é feita a contratação da linha de crédito e a importância de um contador nesse processo? Continue a leitura!
Quando a contratação de linha de crédito pode ser feita?
Esse tipo de serviço pode ser solicitado às instituições financeiras em diversas situações, como:
- aumentar o capital de giro;
- melhorar a infraestrutura;
- comprar equipamentos;
- adquirir matéria-prima;
- pagar as dívidas;
- realizar investimentos, entre outras.
Como é feita a análise prévia da obtenção de linha de crédito?
Um dos principais motivos que levam as empresas a solicitarem a linha de crédito é por ser uma alternativa menos onerosa, já que a incidência de juros ocorre somente no valor usado, e não no montante disponibilizado.
Antes da concessão do valor, uma análise de crédito é feita pela instituição financeira como forma de verificar a capacidade de pagamento do solicitante, estabelecer o grau de risco das operações e aprovar ou reprovar o pedido de crédito. Para que essa avaliação seja feita, são averiguados:
- perfil econômico da companhia;
- cruzamento dos dados financeiros;
- definição de limites;
- score de crédito.
Assim, quanto mais credibilidade a empresa tiver, melhores são as chances de ter o crédito aprovado, taxas mais baixas e condições de pagamento mais atrativas.
Como é feita a solicitação da linha de crédito é qual a importância do contador nesse momento?
É importante que a empresa siga algumas etapas antes de buscar a concessão de linha de crédito. Confira:
- planejamento: para estabelecer a finalidade dos recursos e a determinação da quantia exata a ser solicitada;
- pesquisa: como existem várias opções disponíveis no mercado, a organização deve avaliar diversos fatores, como exigências, custos, taxas, limites e prazos, que variam de acordo com cada instituição financeira;
- mensuração do custo efetivo total: além da taxa sobre o valor emprestado, também são cobradas taxas administrativas, por isso, é importante calcular as melhores possibilidades;
- atualização do plano de negócio: após escolher a instituição que disponibiliza as melhores condições, é preciso se preparar para demonstrar que o projeto é viável e que terá condições para honrar as parcelas, por meio de um plano com detalhamentos, análise do mercado, aplicação do valor recebido e demais;
- realização do pedido: essa é a hora de juntar todos os documentos requisitados e entrar junto ao plano de negócios.
Para fazer a contratação de linha de crédito, é necessário levar todos os registros obrigatórios exigidos, que podem variar conforme cada instituição financeira, no entanto, os mais comuns são:
- plano de negócios;
- contrato social;
- balanço patrimonial;
- balancete analítico;
- demonstração de resultados do exercício;
- extratos bancários, entre outros.
Esses documentos vão demonstrar a viabilidade financeira, além de mostrar se a companhia pode pagar o valor solicitado e evitar uma possível inadimplência.
O papel do contador é fundamental para que os processos sejam executados de forma correta e eficiente. É ele quem auxilia na tomada de decisões, já que por meio da análise de informações, dados e elaboração de um relatório fornecido por esse profissional, é possível evitar decisões precipitadas, examinar as condições de pagamento, confirmar a necessidade do empréstimo, identificar eventuais problemas e pensar nas melhores soluções.
Sua função é servir como um intermediador do procedimento, garantindo que a empresa apresente todos os documentos necessários, atenda às condições, mostre o projeto a ser realizado com o crédito e sua capacidade de arcar com os pagamentos, tornando o processo mais simples, prático e seguro.
Como pode perceber, a contratação de linha de crédito é uma opção para que várias empresas se mantenham competitivas no mercado, principalmente em tempos de crise. Porém, para garantir essa ajuda, é importante ter um contador como parceiro para assegurar que a empresa conseguirá atender todos os requisitos necessários para a sua concessão.
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Almir Ferreira
Diretor Executivo
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