Skip to main content

Como um contador pode ajudar na internacionalização da sua empresa

16 maio 2019
Rodrigo Ferreira

Com o avanço da transformação digital e da globalização, as barreiras
entre os países aos poucos estão caindo. E o efeito é a internacionalização de
um número cada vez maior de empresas.

 

Se entre os seus planos
estratégicos estão desbravar novos mares fora do território brasileiro saiba
que o seu
contador pode ser um aliado precioso nesta tarefa!

 

Quer saber como? Então continue a leitura deste post.

 

A
transformação digital e as vantagens da internacionalização

 

Na economia global de hoje, empresas de todos os tamanhos estão
estabelecendo operações em mercados estrangeiros. Tudo graças à transformação
digital. A facilidade de comunicação, por exemplo, permite a interação com
outros lugares do mundo como se estivesse no escritório ao lado. 

 

Esse tipo de expansão pode oferecer vários benefícios, incluindo maiores
oportunidades de crescimento de mercado e diversificação. Confira quatro deles
abaixo:

 

1- Novos
mercados

 

Para muitas empresas, a expansão internacional oferece a chance de
conquistar novos territórios e alcançar mais desses consumidores, aumentando
assim as vendas.

 

2-
Diversificação

 

 Muitas empresas se expandem internacionalmente para
diversificar seus ativos, uma ação que pode proteger os resultados contra
eventos imprevistos. Por exemplo, companhias com operações internacionais podem
compensar o crescimento negativo em um mercado operando com sucesso em outro.

 

É possível também utilizar a internacionalização para introduzir
produtos e serviços exclusivos, o que pode ajudar a manter um fluxo de receita
positivo. 

 

3-
Acesso a talentos

 

Outro grande benefício de se tornar global é a oportunidade de acessar
novos talentos. Em muitos casos, a mão de obra internacional pode oferecer às
empresas vantagens únicas. Entre elas, aumento de produtividade, habilidades
avançadas em idiomas, formação educacional diversificada e muito mais.

 

4-
Vantagem Competitiva

 

As empresas também escolhem a expansão internacional para ganhar uma
vantagem competitiva sobre seus oponentes. Por exemplo, a expansão em mercados,
onde os concorrentes não estão, permite construir um forte conhecimento da
marca com os consumidores antes de outras empresas.

 

O
potencial do mercado internacional

 

Ficou animado com tantas boas oportunidades? Saiba que hoje, entre
tantas nações abertas a receber empresas estrangeiras, poucas têm um ambiente
tão promissor como o mercado chinês.

 

Há tempos essa nação deixou para trás o estigma de fabricar produtos
baratos e sem qualidade para despontar como um dos países mais desenvolvidos do
mundo. Quem a visita fica fascinado com tantas possibilidades!

 

As pessoas fazem quase 100% das suas atividades pelo smartphone e não se
carrega dinheiro na carteira. Em nenhum outro local a tecnologia é utilizada
nesse nível.

 

Empolgue-se ainda mais com os números registrados em
2018:

 

    
A economia chinesa é a segunda maior do
mundo;

    
Registrou o maior crescimento do mundo
nos últimos 25 anos, com média de 10% ao ano;

    
O PIB (Produto Interno Bruto) foi
estimado em US$ 14.941.148 trilhões;

    
A renda per capita cresce cerca de 8% ao ano em média nos últimos 30 anos

    
O poder de compra foi de US$ 22.641.047
trilhões

 

Fonte: Wikipedia.

 

 

Como um
contador pode ser estratégico no processo de internacionalização

 

Percebeu como é uma oportunidade de ouro para quem quer empreender? Mas
calma.  Antes de comprar sua passagem
para conhecer na prática tudo o que a China tem a oferecer para a sua empresa,
é preciso dar um passo para trás e pensar na questão planejamento.

 

O mercado chinês é completamente diferente do brasileiro e o seu
contador pode ajudar a desvendar os mistérios dos processos que envolvem a
abertura de uma subsidiária neste país. São diversas as consultorias que um
escritório de contabilidade preparado pode prestar. Conheça três delas: 

 


Empresarial

 

Como todo oriental, os chineses são reservados e resistentes a contatos
físicos como beijos e abraços. É preciso ser real e direto, já que esse povo
também não gosta de pessoas que falam demais e nem de números ou prospecções
milionárias.

 

A partir desta dica de ouro seu contador poderá ajudar a desmistificar
como os negócios são feitos na China, quais as diferenças entre as empresas
brasileiras e chinesas. Além de desvendar o ‘caminho das pedras’ para entrar
neste mercado. Tudo para que os seus esforços não sejam em vão.

 


Contábil

 

Uma empresa estrangeira, que pretende estabelecer presença na China,
encontrará uma série de considerações que não existem em seu país de origem.
Dessas, interpretar e entender o sistema de contabilidade da China pode ser um
desafio especialmente difícil.

 

A China adotou apenas recentemente uma economia voltada para o mercado,
de modo que seus processos contábeis são comparativamente menos maduros do que
os das economias mais desenvolvidas. Somente para se ter uma ideia, até meados
dos anos 2000 os padrões de contabilidade da China ainda eram baseados em um
modelo econômico socialista.

 

Enquanto o país caminha para a convergência entre seus padrões contábeis
e os internacionais, entender as demonstrações financeiras da subsidiária
baseada na China sob os padrões contábeis de lá ainda é complicado.

 

Seu contador é a pessoa ideal para que tudo dê certo! Ele precisará
examinar detalhadamente as diferenças entre os sistemas contábeis do Brasil e
da China, bem como explorar se alguma das atividades da empresa é afetada. É um
processo trabalhoso, mas uma consultoria que ele vai desempenhar com maestria.

 


Documentação necessária

 

Como em qualquer lugar do mundo, enfrenta-se certa burocracia para
estabelecer um negócio na China. É preciso providenciar documentação do país de
origem provando que a empresa é legalmente estabelecida.

 

É necessário também documentações específicas que comprovem a adequação
de seu capital, como a licença para operar (local e nacional) e carta do banco
que ateste a solidez financeira e status da conta bancária, por exemplo.

 

Quem melhor para ajudá-lo a levantar estes documentos do que o seu
contador? Este profissional já está acostumado a lidar com este tipo de
papelada.

 

A bola da vez é o mercado chinês. Quer preparar-se para o futuro? Então
apoie-se no profissional de contabilidade da sua confiança!

 

Adriano
Ferreira é Gerente de Marketing da Thomson Reuters para a América Latina e
escreveu este artigo especialmente para o nosso Blog. Acesse o Blog das
Soluções Domínio – Thomson Reuters, parceira da Artdata Contábil: http://www.dominiosistemas.com.br/blog/


Compartilhar:
contato-e-mail

Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail:
comercial@artdatacontabil.com.br

localização

Nossas Unidades:

UNIDADE MOGI MIRIM
Tel (19) 3814 3888

UNIDADE MOGI GUAÇU
Tel (19) 3105-0330

UNIDADE CAMPINAS
(19) 3471 0008

UNIDADE SÃO PAULO
Tel (11) 3090 4504

UNIDADE RIVIERA DE SÃO LOURENÇO
Tel (13) 2191 2600