Skip to main content

IRPF 2019: as mudanças que você precisa saber!

22 fevereiro 2019
Rodrigo Ferreira

Vem aí mais uma temporada de entrega das declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física. A partir de 7 de março de 2019, a Receita Federal já estará recebendo as primeiras declarações de imposto de renda. Que tal ficar por dentro das principais mudanças que tivemos para o ano de 2019? Então siga com a gente e confira cinco mudanças que todo contribuinte precisa saber!


Dependentes – CPF

A obrigatoriedade da informação do número do CPF ocorria para dependentes com 12 anos ou mais em 2017, com 8 anos ou mais em 2018 e para este ano de 2019 passa a exigir de todos os dependentes, independente da idade. Ou seja, crianças recém-nascidas precisam da emissão do seu CPF para constarem como dependentes de seus pais para fins de imposto de renda.


Informações adicionais dos bens

Em 2018, foram criados diversos campos para informações complementares referentes a alguns bens, tais como automóveis e imóveis, sendo a maioria de preenchimento facultativo. Como exemplo, tivemos a inclusão da informação do número do Renavam para os veículos e da área, data de aquisição, registro em cartório, entre outras, para os imóveis. Tais campos passam a ter seu preenchimento obrigatório em 2019 e a expectativa é que sejam disponibilizados novos campos de informações adicionais para esses e outros bens.


Informações sobre instituições financeiras

Também facultativo em 2018, informar o CNPJ das instituições financeiras onde possui conta corrente, aplicações em poupança e demais investimentos, torna-se obrigatório em 2019.


Informação sobre a alíquota efetiva

O contribuinte deve informar obrigatoriamente a alíquota efetiva utilizada para calcular e apurar os impostos. Tal informação era facultativa até o ano anterior.


Impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf)

A partir de 2019, será possível realizar a impressão de todos os Darfs para recolhimento das quotas do imposto, incluindo as parcelas em atraso.


Não deixe de acompanhar no Blog da Artdata todas as novidades e detalhes sobre a temporada 2019 do Imposto de Renda da Pessoa Física! Caso tenha alguma dúvida ou queira contar com o suporte da nossa equipe de especialistas, entre em contato com a gente!


Rodrigo Ferreira


Gerente de Atendimento e Marketing