Skip to main content

Contabilidade para empresas estrangeiras e multinacionais: como funciona?

07 fevereiro 2022
Rodrigo Ferreira

A contabilidade possui um papel muito importante no desempenho e sucesso de uma empresa, principalmente quando ela atua internacionalmente. Por isso, é fundamental para administradores e gestores de companhias estrangeiras no Brasil conhecer ao menos o básico sobre contabilidade para empresas estrangeiras e multinacionais e a importância de contar com um planejamento tributário assertivo para os negócios em nosso país.

As obrigações e relações contábeis, tributárias e trabalhistas para empresas estrangeiras no Brasil são complexas e diversas, principalmente porque a legislação brasileira relacionada a esses temas, de uma forma geral, além de extensa, sofre constantes alterações.

Isso se torna ainda mais complexo e latente quando consideramos os desafios das empresas estrangeiras e multinacionais para iniciar e manter suas operações industriais, comerciais ou de serviços no Brasil, seja por meio de uma filial ou de uma empresa investida e composta por parte ou todo capital oriundo do exterior.

Independente da atividade e segmento de atuação no mercado, bem como do porte da companhia estrangeira, as exigências burocráticas são consideráveis, principalmente em relação a necessidade de execução de um planejamento tributário assertivo e robusto previamente. Por isso, é importante conhecer mais sobre o que é necessário para uma empresa estrangeira atuar no Brasil sem correr riscos desnecessários e efetuando uma gestão contábil, tributária, trabalhista e financeira – e consequentemente operacional – sólida e sustentável no Brasil.

Então vamos explorar a seguir alguns dos principais desafios que as empresas estrangeiras e multinacionais enfrentam no ambiente de negócios brasileiro.

Contabilidade para empresas estrangeiras e multinacionais: os principais desafios

Boas práticas de compliance são essenciais para manter a regularidade das empresas estrangeiras junto ao Fisco brasileiro e para que as companhias tenham segurança para exercerem suas atividades no Brasil, por isso é importante entender de uma forma ampla e em diferentes áreas os principais aspectos da legislação brasileira que impactam as empresas estrangeiras e multinacionais.

No Brasil possuímos regimes tributários diferentes, diversos e complexos, o que deve ser considerado já no estágio pré-operacional da empresa por meio de análises e estudos tributários.

Se você tem ou pretende ter uma empresa que atue em outro país, é necessário que se atente às normas contábeis internacionais e as diferentes legislações fiscais relacionadas, por isso a nossa primeira e principal dica é que você conte com o apoio de uma empresa especializada em tributação para pessoas jurídicas com relacionamento societário estrangeiro (pessoa jurídica ou física não-residente) no Brasil.

Obrigações acessórias e regularidade fiscal das operações internacionais

O sistema de empresas multinacionais requer uma adequação coerente e bem estruturada por meio de processos para que a coleta e organização de dados e informações gerados por cada filial seja efetiva, pois essa integração é uma importante peça no seu planejamento tributário e na sua regularidade fiscal, tanto no Brasil quanto no exterior.

Tudo isso acaba gerando um volume de trabalho enorme, levando as empresas sediadas no Brasil a gastarem em média milhares de horas anualmente só para lidarem com as suas obrigações e demandas tributárias.

Esta é uma das principais razões que leva a maioria das empresas estrangeiras a optarem por terceirizar os serviços de contabilidade, tributação e folha de pagamento no Brasil, pois lidar com questões tão complexas e particulares, o que inclui inicialmente a montagem e manutenção de uma equipe interna, se torna inviável devido à complexidade.

Se a empresa estrangeira ou multinacional não tiver demandas de trabalhos para ocupar toda a equipe no Brasil, a ociosidade dos colaboradores também se tornará um custo a mais, por isso a terceirização destes setores é, não apenas, mas principalmente, nas fases iniciais da operação, sem dúvidas, a melhor opção para empresas estrangeiras no Brasil.

Portanto, contar com profissionais capacitados e especialistas em empresas estrangeiras que, por sua vez, contam com conhecimento e ferramentas especializadas para execução deste trabalho, têm se mostrado a melhor opção para que uma empresa estrangeira se mantenha regular e bem amparada no ambiente de negócios do Brasil.

Regulamentações e normas internacionais de contabilidade

Contar com uma consultoria especializada em contabilidade para multinacionais e para empresas estrangeiras é a chave para ter um planejamento contábil e tributário feito com excelência.

Quando temos uma empresa atuando em diversos países, devemos também considerar as diferenças entre os sistemas tributários nacionais, bem como os impactos que uma filial ou subsidiária causa em termos fiscais na matriz. Isso porque cada país tem a sua regulamentação. Portanto, é de extrema importância que haja um acompanhamento e controle da sua adequação com os regulamentos e leis tributárias das localidades internacionais.

As principais vantagens da contabilidade especializada para empresas estrangeiras e multinacionais

Dentre as principais vantagens de se contar com a consultoria e assessoria de uma contabilidade especializada no atendimento a empresas estrangeiras e internacionais no Brasil, podemos destacar a essencial função de executar de forma completa e assertiva o planejamento societário e tributário da companhia para atuação em solo brasileiro. Esse fator é parte essencial de qualquer planejamento para um negócio atingir sucesso e se tornar sólido do Brasil, ainda mais quando lidamos com questões que também incluem o cenário internacional.

Rotinas tributárias e fiscais para empresas estrangeiras: considerando a rotina de trabalho e tarefas necessárias para cumprir com as suas obrigações tributárias e fiscais é importante contar com o apoio de quem entende do assunto. Cumprir as exigências locais dos seus empreendimentos, alinhar as práticas de gestão contábil com as suas práticas de gestão empresarial e manter seus sistemas atualizados e integrados são ferramentas básicas para manter uma relação saudável com o Fisco e entre as suas empresas.

Tecnologia na contabilidade para empresas estrangeiras e multinacionais: o mercado da contabilidade tem se desenvolvido bastante, principalmente na criação de ferramentas para deixar as rotinas fiscais e tributárias mais automatizadas, inteligentes e intuitivas. Você pode contar com uma tecnologia digital de ponta para lidar com a sua rotina fiscal, contábil, trabalhista e previdenciária de alta performance, como os adotados pela ArtData Contábil, que podem otimizar os processos da sua empresa no Brasil.

Porque é tão importante ter um planejamento tributário para empresas estrangeiras e multinacionais no Brasil?

Já falamos algumas vezes por aqui que um dos principais “problemas” que os empresários enfrentam, tanto no Brasil como no exterior, é a alta complexidade dos sistemas tributários e contábeis de cada país e como essa integração pode ser complicada.

Ter um bom planejamento contábil faz toda a diferença em todos os aspectos do seu empreendimento e pode ser, de fato, um fator decisivo na saúde das finanças da empresa estrangeira ou multinacional.

Então, como uma boa consultoria contábil como a oferecida pela ArtData Contábil pode favorecer o seu empreendimento estrangeiro ou multinacional em terras brasileiras?

–        Constituindo e deixando 100% regular sua empresa estrangeira no Brasil;

–        Execução de planejamento fiscal e utilização de benefícios tributários;

–        Suporte para administração e gestão da operação no Brasil.

Benefícios da gestão assertiva para empresas estrangeiras e multinacionais no Brasil

Além das vantagens que apresentamos acima, uma boa gestão contábil, tributária, societária e de folha de pagamento atua em muitos aspectos que inferem diretamente no planejamento das empresas estrangeiras e multinacionais no Brasil, como por exemplo:

  • Redução de riscos e cumprimento integral das obrigações trabalhistas e previdenciárias;
  • Melhor análise tributária e fiscal analisando o contexto internacional da companhia;
  • Melhor gestão tributária e redução de riscos fiscais;
  • Possibilidades de utilização de benefícios tributários e fiscais;
  • Análise de dados importantes para o planejamento tributário e societário da empresa no Brasil;
  • Análise de dados e informações para tomada de decisões estratégicas da empresa no Brasil e no exterior;
  • Redução de custos e maximização dos resultados;
  • Melhora na comunicação entre matriz e filiais internacionais.

Como realizar o planejamento tributário para empresas estrangeiras e multinacionais?

O planejamento tributário é fundamental, pois ele funciona como uma ferramenta para garantir que a sua empresa esteja agindo da melhor forma possível para ter uma boa convivência com o fisco e garantir que as obrigações tributárias não venham a ser um empecilho na realização do seu negócio.

Podemos dividir este planejamento em dois tipos:

Planejamento tributário estratégico: é voltado para a projeção futura da empresa estrangeira ou multinacional, e tem um papel importante no planejamento geral dessa empresa como um todo. Isso porque é uma forma de avaliar e planejar as melhores formas de lidar com as obrigações tributárias para obter os melhores resultados, sobretudo em relação à economia que um bom planejamento pode gerar.

Planejamento tributário operacional: o planejamento operacional se relaciona ao chamado “compliance fiscal”, que nada mais é do que a adequação da sua empresa às obrigações fiscais. Uma consultoria especializada pode organizar, registrar e planejar todos os prazos e valores referentes aos seus tributos, além de identificar possíveis novos enquadramentos, isenções e benefícios que ainda não foram contemplados. Também é possível otimizar a estratégia para quitar seus débitos tributários e regularizar a situação das empresas estrangeiras e multinacionais que podem ter algum problema atual com o fisco.

Esperamos que tenham gostado deste artigo! Se você quer saber mais sobre como sua empresa pode contar com um suporte de especialistas para iniciar a operação no Brasil e realizar um planejamento contábil e tributário de excelência, não deixe de falar com um de nossos consultores.

 

Rodrigo Ferreira

Gerente de Atendimento e Marketing

CRC 1SP334423/O-8