Skip to main content

Contabilidade Lucro Real para empresas de São João da Boa Vista (SP)

Para que toda empresa localizada na região de São João da Boa Vista consiga manter sua situação financeira saudável e gerar lucro aos sócios, é preciso realizar seu enquadramento no regime tributário mais adequado e vantajoso – o que significa atingir a menor carga tributária possível dentro da legislação.

Existem três modelos tributários disponíveis que podem ser escolhidos pelos gestores de empresas na cidade de São João da Boa Vista: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, cada um com suas particularidades. Para que você entenda melhor, vamos falar sobre vantagens e desvantagens do Lucro Real para empresas de São João da Boa Vista, já que este é o regime mais complexo em termos tributários e contábeis.

No Lucro Real a tributação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) ocorre por meio da apuração dos resultados reais da empresa, sendo a base de cálculo definida conforme legislação vigente no período da ocorrência do fato gerador.

Devido à sua complexidade, elaboramos este post para esclarecer os principais pontos sobre a tributação pelo Lucro Real e mostrar quando ele pode ser a melhor e mais vantajosa opção para pessoas jurídicas localizadas em São João da Boa Vista/SP. Confira!

Qual é a importância de fazer um bom planejamento tributário antes de optar pelo Lucro Real?

planejamento tributário viabiliza a escolha do regime para apuração e recolhimento de tributos mais adequado ao negócio. Ao fazer a escolha correta, é possível reduzir a carga tributária incidente sobre as atividades com amparo da legislação fiscal.

O problema é que, muitas vezes, por causa do processo burocrático e complexo, muitos empresários optam por manter suas empresas no Lucro Presumido ou no Simples Nacional por mero comodismo, o que pode reduzir a margem de lucro ou até inviabilizar a continuidade das operações da empresa.

Por exemplo: companhias capitalizadas podem deduzir, no momento da apuração do Lucro Real, os juros mensurados por meio da TJLP incidentes sobre o capital próprio. Nesse caso, a tributação desse valor (15%) é inferior à tributação do IRPJ (15% a 25%) e da CSLL (9%).

Além disso, a opção do Lucro Presumido geralmente é mais vantajosa para instituições em que a margem de lucro é igual ou acima de 32%. Quando a margem de lucro é inferior a 32%, em geral é mais benéfico optar pelo pagamento de tributos com base no Lucro Real.

Quais são as vantagens e as desvantagens ao se optar pelo regime tributário Lucro Real em São João da Boa Vista?

Conheça a seguir as principais vantagens e desvantagens do Lucro Real.

Vantagens

  • Possibilidade de compensação de prejuízos fiscais;
  • aproveitamento dos créditos do PIS e do COFINS;
  • tributação mais justa, já que considera a situação real da organização;
  • nas situações de prejuízo fiscal, não existe a obrigatoriedade de recolhimento do IRPJ e da CSLL;
  • viabilidade de optar pela apuração mensal, trimestral ou anual, adequando às estratégias e necessidades do negócio.

Desvantagens

  • Volume maior de obrigações acessórias;
  • gestão de documentos mais burocrática;
  • exigência rigorosa do controle contábil;
  • alíquotas de PIS e COFINS mais altas; contudo, existe a permissão para aproveitamento de créditos definidos na legislação.

Por que é importante que uma empresa localizada em São João da Boa Vista optante do Lucro Real conte com uma contabilidade especializada?

É muito importante que as empresas de São João da Boa Vista que desejam optar ou já são optantes pelo Lucro Real contem com o auxílio de uma contabilidade com ampla expertise no atendimento de empresas que operam sob esse regime tributário, e que seja composta por uma equipe qualificada e capacitada, tendo em vista a complexidade e as exigências extras por parte do fisco que devem ser cumpridas, como: elaboração do eLalur e eLacs, apuração fiscal rigorosamente realizada dentro do prazo estabelecido, escrituração e fechamento contábil recorrente, dentre outros.

Quais empresas de São João da Boa Vista (SP) estão obrigadas a se enquadrarem no Lucro Real?

O regime do Lucro Real não define um limite de valor, ou seja, qualquer que seja a receita bruta anual da companhia, a adoção será permitida. No entanto, a adoção desse regime será obrigatória para empresas com sede em São João da Boa Vista cuja receita bruta anual esteja acima de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões) e, também, para as seguintes empresas:

 

  • que atuem no mercado financeiro, por exemplo, cooperativas de crédito, instituições bancárias e companhias de seguros privados;
  • organizações que aufiram lucros, ganhos de capital ou rendimentos originários do exterior;
  • empresas que façam uso de benefícios fiscais, relacionados à diminuição ou isenção de tributos;
  • negócios que exerçam a atividade de factoring.

 

Independente da opção tributária da sua empresa, procure sempre contar com o apoio de uma assessoria contábil e tributária confiável, capaz de realizar um planejamento tributário eficiente e analisar a viabilidade da sua empresa se enquadrar no Lucro Real ou no regime tributário mais vantajoso, bem como usufruir de possíveis benefícios fiscais que podem aumentar a rentabilidade dos negócios.

Conseguiu perceber a importância da definição do regime de recolhimento de impostos ideal para empresas com atuação na cidade de São João da Boa Vista? Caso ainda esteja com dúvidas ou queira saber mais informações sobre alguma questão fiscal, entre em contato com a nossa equipe de especialistas em tributação!

 

Almir Ferreira

Diretor Executivo

CRC 1SP143563/O-2