O que devo avaliar na venda de empresas?

02 agosto 2019
Rodrigo Ferreira

Para a venda de uma empresa ser bem-sucedida é necessário fazer uma avaliação do negócio, já que nessa operação se pode ganhar ou perder muito dinheiro. Por meio dela é possível definir o valor correto e quanto o mercado estaria disposto a oferecer por um negócio com as características e particularidades das que deseja comprar ou vender.

Além disso, a avaliação possui outras vantagens como, por exemplo, identificar se os números da empresa estão em conformidade com os de negócios semelhantes e a fazer análises que podem auxiliar nas tomadas de decisões.

Quer saber o que avaliar na venda de empresas? Então, continue a leitura e conheça alguns métodos de avaliação!

Valor de mercado dos ativos e resultados

Por meio desse procedimento, fica pressuposto que o valor da empresa é o valor de mercado dos ativos (englobando todas as instalações, benfeitorias e estoque atualizado) acrescido ao resultado final líquido mensurado no último ano fiscal.

Para fazer essa avaliação é solicitado o Balanço Patrimonial da empresa, junto com a relação de ativos e o valor atual de mercado que o negócio possui. Em posse do Balanço, agrega-se o montante total dos ativos escriturados com o inventário e esse valor é somado ao resultado final líquido apresentado pela instituição no seu último exercício fiscal.

Fluxo de caixa descontado

Trata-se de uma metodologia mais científica que é usada para mensurar a atratividade de um possível investimento. Ela estima e considera projeções de fluxo de caixa futuro e desconta esse montante de um valor presente com o intuito de calcular um preço justo para uma aplicação ou ativo.

Caso a análise resulte em um valor adequado que é acima do preço atual do ativo, isso pode significar uma boa oportunidade. No entanto, é importante destacar que o fluxo de caixa descontado pode deturpar um valor justo devido às métricas usadas como, por exemplo, a taxa de desconto muito alta, e isso deve ser sempre considerado para evitar eventuais prejuízos.

Expectativa do tempo de retorno

É um método baseado no payback (tempo de retorno) médio alcançado pelas empresas do mesmo ramo ou exigido pelos investidores detendo, assim, a possibilidade do investimento na ótica do tempo de amadurecimento do negócio no mercado e o período de exposição ao risco do capital investido pelo comprador.

Por exemplo: uma empresa apresenta um payback em torno de 2 anos, estipulado por uma avaliação de mercado da região em que o estabelecimento está localizado e pelo conhecimento prévio do avaliador.

Então, para mensurar o valor da empresa em questão por essa metodologia é preciso multiplicar o valor do resultado líquido anual da empresa (vamos supor que seja de R$ 500 mil) pelo payback (2 anos), resultando n valor de R$ 1 milhão.

Preço médio

É um tipo de metodologia em que o lucro líquido médio mensal é multiplicado pelo tempo de retorno do investimento que, geralmente, é de 24 meses (2 anos). Ele também pode ser multiplicado por 60 meses (5 anos), dependendo do ciclo específico de cada tipo de atividade e negócio.

Conseguiu entender a importância de uma avaliação prévia para a venda de empresas? Isso vai evitar surpresas e o cálculo do valor justo por meio de dados precisos. Para isso, é importante contar com o auxílio de um profissional experiente, qualificado e que vai se basear em questões técnicas, seguras e confiáveis.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas publicações. Estamos no FacebookInstagram e LinkedIn!


Almir Ferreira


Contador

CRC 1SP143563/O-2

Contato

contato-e-mail

Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail:
artdata@artdatacontabil.com.br

localização

Nossas Unidades:

UNIDADE MOGI MIRIM
Avenida Dona Sara Leme da Costa, 45
Nova Mogi
Mogi Mirim | SP
CEP 13800259
Tel (19) 3814 3888

UNIDADE CAMPINAS
Rua Luiz Otávio, 2565
Fazenda Santa Cândida
Campinas | SP
CEP 13087560
(19) 3471 0008

UNIDADE SÃO PAULO
Rua do Rócio, 350
10º andar | Vila Olímpia
São Paulo | SP
CEP 04552000
Tel (11) 3090 4504

UNIDADE RIVIERA DE SÃO LOURENÇO
Bertioga | SP
CEP 11250000
Tel (13) 2191 2600

© Artdata Contábil.