Novo eSocial: primeira fase da modernização divulgada

02 agosto 2019
Rodrigo Ferreira

Após o anúncio do processo de modernização e a “criação” do novo eSocial, foi divulgada no início deste mês as primeiras alterações oficiais.

A Nota Técnica 15/2019 modifica a versão 2.5 do layout do eSocial e marca o início da primeira fase das alterações e simplificações que serão promovidas no sistema.

Quais serão as primeiras mudanças do novo eSocial?

A estrutura atual será preservada, porém as rotinas dos usuários serão facilitadas. Diversos grupos e campos conhecidos como OC (Obrigatórios na Condição) passarão a pertencer ao grupo F (Facultativos). 

Além desses campos e grupos citados acima, alguns eventos foram eliminados de forma integral por meio da Nota Orientativa 19/2019, como por exemplo os relacionados a:

Quais os impactos imediatos do novo eSocial para as empresas?

O impacto será positivo já a curto prazo. Na prática, as empresas não precisarão mais preencher diversos campos (atualmente obrigatórios), mesmo nos casos em que o colaborador possua os documentos anteriormente exigidos no eSocial. Certamente isso facilitará as rotinas de folha de pagamento de todas as empresas.

A regra para afastamentos e férias também foi flexibilizada: a informação do fim de um afastamento poderá ser realizada antecipadamente, o que facilitará as rotinas e organizações dos trabalhos dos departamentos pessoais e de recursos humanos nos casos cuja data de término já é de conhecimento prévio (este é o caso da licença maternidade por exemplo).

Vale dizer que apesar das diversas modificações e simplificações trazidas aqui, este não é o resultado final do processo de modernização do eSocial. Segundo informações do Portal Oficial do eSocial, um sistema bem maior está sendo construído e desenvolvido pela equipe técnica do projeto. Maiores informações serão divulgadas quando a estrutura estiver mais consolidada.

A segunda fase trará ainda mais simplificações para o eSocial, mas este é um assunto para um próximo post aqui no blog da Artdata!

Rodrigo Ferreira

Gerente de Atendimento e Marketing

Contato

contato-e-mail

Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail:
artdata@artdatacontabil.com.br

localização

Nossas Unidades:

UNIDADE MOGI MIRIM
Avenida Dona Sara Leme da Costa, 45
Nova Mogi
Mogi Mirim | SP
CEP 13800259
Tel (19) 3814 3888

UNIDADE CAMPINAS
Rua Luiz Otávio, 2565
Fazenda Santa Cândida
Campinas | SP
CEP 13087560
(19) 3471 0008

UNIDADE SÃO PAULO
Rua do Rócio, 350
10º andar | Vila Olímpia
São Paulo | SP
CEP 04552000
Tel (11) 3090 4504

UNIDADE RIVIERA DE SÃO LOURENÇO
Bertioga | SP
CEP 11250000
Tel (13) 2191 2600

© Artdata Contábil.