Gestão de crise: 5 dicas para aplicar na empresa!

03 junho 2020
Rodrigo Ferreira

Situações inesperadas com sérias consequências, como alterações no mercado, influências negativas no cenário econômico, necessidade de novas adaptações, mudanças de hábitos comuns, entre outros, podem impactar as empresas de modo que não consigam manter o pleno funcionamento e, consequentemente, sua sustentabilidade financeira, principalmente nos casos de micro e pequenas empresas. Para evitar que isso aconteça, uma estratégia muito utilizada pelas empresas devido aos seus resultados positivos é a gestão de crise.

Trata-se de um processo que possibilita que a companhia lide com períodos complicados que ameacem prejudicar tanto a curto quanto longo prazo suas operações e o alcance de objetivos, que quando não tratado em tempo hábil, poderá colocar todo o negócio em risco. Um exemplo de crise desta natureza, é a causada pela pandemia do Coronavírus (COVID-19) que estamos vivenciando neste momento. Esse gerenciamento permite que a equipe que atua de forma estratégica antecipe os planejamentos adequados para minimizar os efeitos decorrentes de uma crise.

Quer entender como essa estratégia pode ser aplicada na prática na empresa? Então, continue sua leitura e veja as 5 dicas que preparamos!

1. Antecipe os cenários

Antes de tudo, é necessário se preparar para passar pelo maior número de situações adversas possíveis que possam ocorrer na empresa. Imaginar os piores cenários e resultados negativos, quais processos podem ser modificados e qual o melhor plano de respostas para essas eventuais crises é fundamental.

É importante ter em mente um plano que seja adaptado às características da organização e que precisa inserir fatores operacionais e de comunicação. Uma dica é realizar treinamentos para que, no momento certo, a estratégia possa ser aplicada com precisão por toda equipe de colaboradores.

2. Prepare o time

O ideal é preparar os membros da equipe que ficarão responsáveis pela análise das decisões relativas à elaboração do plano de gestão de crise. É importante que as habilidades desses profissionais sejam diversificadas para que possam ser aproveitadas ao máximo: logística, financeira, comunicação, marketing, jurídica etc. Além disso, o time precisa ser composto por pessoas extremamente confiáveis e disciplinadas, e ter bem delineado as atribuições e funções de cada um.

Após a antecipação, elaboração do plano e composição do time, é necessário orientá-lo e treiná-lo para que sua execução, caso seja necessário, seja a mais efetiva e correta possível.

3. Conte com o auxílio de uma assessoria

A assessoria exerce um papel relevante de acompanhar e contribuir para implementação da gestão de crise. Um contador qualificado pode utilizar todo o seu conhecimento para avaliar as projeções e ideias de negócio do empreendedor, esclarecer dúvidas e ajudar nas tarefas que nenhum funcionário da empresa tenha a experiência necessária ou que precise de um apoio para desenvolvê-las, por exemplo, análise de crédito e investimentos, aplicação de medidas para redução de custos ou mudanças nas rotinas administrativas e financeiras.

O profissional que realiza a assessoria também pode solicitar alguns dados e informações sobre o seu cliente para entender a realidade do seu negócio e das partes relacionadas, propor e colaborar para a adoção das melhores práticas e manter o empresário e sua equipe preparados para ultrapassar o período da crise com os menores impactos possíveis, bem como preparar a retomada para quando a fase negativa for superada.

4. Trabalhe com fatos

Em períodos incertos, o mais adequado é tomar decisões fundamentadas em algo concreto, no entanto, casos que afetam o cenário econômico mundial e nacional podem afetar essa expectativa, já que os dados e informações mudam com frequência. Em tempos de enxurradas de fake news, se faz ainda mais importante certificar-se sobre a veracidade das informações que consumimos.

Para simplificar esse processo, delegue para alguns integrantes da equipe a tarefa de realizar constantemente o levantamento e acompanhamentos de dados, notícias, números do mercado, mídias sociais, imagem da empresa perante os parceiros e público, ações dos concorrentes e demais questões pertinentes a cada negócio, mantendo-se sempre atualizados, já que essas serão as principais fontes recursos e informações para análise e a aplicação de ações rápidas e eficientes.

Um bom plano precisa dessas informações para ser projetado e, nesse caso, uma captura de dados e fatos concretos é o que possibilitará o estudo aprofundado de diversos cenários e a definição de onde será preciso atuar com maior zelo, rigor e efetividade.

5. Comunique-se abertamente com os colaboradores

Em época de crise, seja o mais aberto possível. Compartilhe ideias, dados e informações com os seus colaboradores fale sobre o que você sabe sobre a situação atual do mercado, quais os dados utilizados para a elaboração do plano, quem está envolvido na implementação das ações entre outros. Esse diálogo fará com que todos os funcionários se sintam motivados e envolvidos a ajudar a empresa a superar o desafio. Essa prática pode ser utilizada tanto de forma micro com pequenos grupos de pessoas, por área/departamento quanto com toda a empresa.

Conseguiu entender a importância de adotar a gestão de crise na organização? Contar com as dicas apresentadas em prática e se basear em dados precisos é fundamental para um planejamento bem elaborado e que gere respostas eficazes durante períodos difíceis.

Agora que você sabe implementar uma gestão de crise capaz de gerar bons resultados e aumentar a confiabilidade do seu negócio, confira também o guia completo com dicas para a gestão financeira que nossa equipe fez para auxiliar as empresas em tempos de crise!

Almir Ferreira

Diretor Executivo

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