Entenda como fazer uma boa gestão financeira na empresa

24 setembro 2018
Rodrigo Ferreira

O setor financeiro de uma empresa requer muita atenção. É ele quem gere os recursos disponíveis, alocando e distribuindo para os demais setores. Uma gestão financeira eficiente é necessária para a sustentação e o crescimento de qualquer negócio e, muitas vezes, até para a sobrevivência dele.

Por meio dela, é possível observar a situação atual e projetar situações futuras. Isso permite que o empreendedor elabore planos para o crescimento do negócio sabendo quais recursos estarão disponíveis em cada período. 

Soluções como a integração financeira e contábil com o seu escritório contábil, agilizam o processo de envio de dados e aumentam a assertividade das informações geradas para a tomada de decisão. Assim, o empreendedor deve estar atento a parceiros e ferramentas tecnológicas que possam auxiliá-lo nesse processo.

Neste post daremos algumas dicas valiosas para uma boa gestão financeira. Siga conosco se você quer aprender alguns pontos fundamentais para o crescimento do seu negócio!

Seja profissional e organizado

Organização e profissionalismo são pré-requisitos para realizar uma boa gestão financeira. Isso passa, inicialmente, pela separação completa das finanças da empresa e das despesas dos sócios. Você sabia que essa é uma prática muito comum, principalmente, em micro e pequenas empresas? Não é aconselhável e adequado misturar as contas da pessoa jurídica e da física: a distribuição de lucros deve ser realizada de maneira profissional e dentro das normas legais vigentes.

Gerir o seu negócio com seriedade também envolve não perder recursos para a falta de organização. Mantenha a documentação e relatórios financeiros da sua empresa em dia para evitar perda de tempo. Nesse sentido, é importante garantir a aplicação de boas práticas empresariais, evitando o desperdício.

Mantenha-se atualizado

Por mais que se aprenda com a prática, o gestor deve estar atento às novas teorias e ferramentas de gestão financeira.

Os estudos na área avançam rapidamente. Já parou para pensar que 5 ou 10 minutos de estudos diários podem se transformar em uma grande vantagem competitiva?

Tenha um planejamento estratégico

Para que um negócio evolua é necessária uma análise da sua posição no mercado e estipular metas e prazos para crescer. Com objetivos claros, é possível planejar e direcionar os recursos de maneira que eles sejam atingidos.

Assim, o planejamento estratégico deve trabalhar junto com a gestão financeira para o crescimento do seu negócio.

Use ferramentas financeiras

Um trabalho bem executado exige a utilização de ferramentas eficientes. Na gestão financeira não é diferente. Procure usar sempre as melhores ferramentas teóricas e práticas para manter o setor atuando em alto nível de confiabilidade.

A ferramenta mais evidente é o fluxo de caixa. Com ele, é possível saber o valor disponível nos cofres da empresa ao longo do tempo, garantindo que haverá o dinheiro necessário na hora de realizar, por exemplo, um investimento.

Ferramentas tecnológicas também fazem parte de um setor financeiro eficiente. Softwares de gestão e controle evoluem e são atualizados constantemente. Definitivamente trata-se de algo que merece atenção de todo empreendedor!

Faça integração com o seu contador

A integração contábil garante uma conexão eficiente entre as diversas áreas da sua empresa e o financeiro. Por meio da integração, o contador tem acesso aos dados, em alguns casos, assim que eles são inseridos no sistema ERP ou similar utilizado pela empresa. 

O acesso facilitado aos dados evita perda de tempo e erros de digitação na transferência das informações da empresa para o escritório contábil.

Com essas informações você deve ser capaz de manter o setor financeiro da sua empresa saudável. Aplique essas dicas e faça uma boa gestão de recursos para fazer seu negócio crescer!

Este artigo foi útil? Tem alguma dúvida sobre como fazer uma boa gestão financeira na sua empresa? Deixe um comentário nesse post e nos diga o que achou!

Raquel Seixas


Gerente Administrativa e Financeira

Contato

contato-e-mail

Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail:
artdata@artdatacontabil.com.br

localização

Nossas Unidades:

UNIDADE MOGI MIRIM
Avenida Dona Sara Leme da Costa, 45
Nova Mogi
Mogi Mirim | SP
CEP 13800259
Tel (19) 3814 3888

UNIDADE CAMPINAS
Rua Luiz Otávio, 2565
Fazenda Santa Cândida
Campinas | SP
CEP 13087560
(19) 3471 0008

UNIDADE SÃO PAULO
Rua do Rócio, 350
10º andar | Vila Olímpia
São Paulo | SP
CEP 04552000
Tel (11) 3090 4504

UNIDADE RIVIERA DE SÃO LOURENÇO
Bertioga | SP
CEP 11250000
Tel (13) 2191 2600

© Artdata Contábil.