Contabilidade para startups: descubra agora como funciona!

29 maio 2019
Rodrigo Ferreira

Em um cenário no qual as inovações tecnológicas estão em destaque, as startups são um modelo que têm atraído cada vez mais os empreendedores. Contudo, para que a operação gere os resultados esperados, alguns cuidados são essenciais no que tange a contabilidade para startups.

A startup é uma empresa geralmente criada em sua fase de desenvolvimento, apresentando um modelo de negócio inovador e original. Segue as mesmas diretrizes de qualquer empreendimento, mas a assessoria contábil, tributária e de folha de pagamento precisa e deve estar alinhado a esse perfil específico de empresa.

Todo início é um grande desafio, sendo necessários alguns investimentos para que se alcance as expectativas de lucros futuros. É aí que a contabilidade para startups entra como fator chave. Quer saber como ela funciona? Continue a leitura do post!

Qual é a importância da contabilidade para startups?

Não adianta ter um bom modelo de negócio se os empreendedores deixarem de lado certas questões fundamentais. Entre eles, estão a separação das contas pessoais e empresariais, recolhimento adequado dos tributos, controle de gastos e lucros que norteiam investimentos, elaboração de relatórios financeiros, análise de indicadores, entre outros.

Ou seja, a contabilidade não serve somente para manter a startup funcionando, mas também para auxiliar no crescimento sustentável do negócio.

A startup precisa de uma contabilidade estruturada, pois, enquanto a demanda é pequena, as atividades manuais conseguem atender de forma eficiente. No entanto, quando o ritmo aumenta, gerenciar todos os processos contábeis sem informações precisas não é uma tarefa tão simples.

Nesse caso, o gestor precisa contar desde cedo com o auxílio de profissionais especializados e ter uma visão ampla da estrutura financeira da empresa. Dessa forma, é possível manter tudo organizado e distante de riscos e penalidades.

Como funciona esse tipo de contabilidade?

A contabilidade para startups tem como objetivo acompanhar o progresso da expansão do negócio. Quando a empresa alcançar um ritmo maior, toda a sua estrutura sofrerá impactos, desde o setor operacional até o atendimento ao cliente.

As áreas financeira, tributária e contábil, portanto, devem estar preparadas para acompanhar e se alinhar a essa nova situação. Indicadores financeiros devem ser avaliados, a análise e a escolha do melhor regime tributário precisa ser feita, o planejamento tributário necessita ser elaborado, entre outras atividades essenciais para subsidiar as tomadas de decisões mais relevantes sobre o futuro da startup.

Uma contabilidade com expertise no atendimento de startups fornece ao negócio um auxílio mais próximo, que atende às necessidades de um modelo muito mais dinâmico e focado no crescimento acelerado. Isso auxilia no controle dos processos internos e na definição de estratégias a curto, médio e longo prazo.

Quais são as suas vantagens?

A contabilidade para startups garante várias vantagens ao negócio. Veja as principais:

  • conformidade com a legislação tributária;
  • cumprimento de todas as obrigações acessórias;
  • gestão dos documentos contábeis;
  • auxílio nas atividades de controle financeiro, por exemplo, monitoramento do fluxo de caixa, precificação dos produtos ou serviços e obtenção de crédito;
  • adequação tributária;
  • identificação de boas oportunidades;
  • encontro de investimentos que podem gerar lucros;
  • realização da gestão de riscos etc.

Como a tecnologia pode auxiliar nesse processo?

As ferramentas digitais aplicadas no dia a dia da contabilidade criaram um relacionamento mais ágil, próximo e colaborativo entre contador e startups. Isso porque os gestores conseguem abrir solicitações ou emitir relatórios a qualquer hora com total autonomia.

Ou seja, ele não fica atrelado a padrões estabelecidos com os quais tenha que se adequar. Com ferramentas apropriadas, como a Central de Atendimento Online da Artdata, computação em nuvem, entre outras, os dados podem ser integrados e compartilhados, simplificando a troca de informações, principalmente no momento em que o negócio se encontra em fase de crescimento.

A contabilidade deve ser prioridade para as startups em todas as etapas de desenvolvimento da companhia. Trata-se de um trabalho essencial e que deve ser executado com eficiência. Por isso, é importante contar com a orientação e ajuda de profissionais qualificados e experientes no mercado de startups. Eles serão seus grandes aliados nas tomadas de decisões para que o negócio cresça e se desenvolva de forma sólida e sustentável.

Gostou deste conteúdo? Então, baixe agora mesmo o eBook “Startups: 10 erros relacionados a Contabilidade que impedem o sucesso” e fique expert no assunto!

Rodrigo Ferreira

Gerente de Atendimento e Marketing

1SP334423/O-8

Contato

contato-e-mail

Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail:
artdata@artdatacontabil.com.br

localização

Nossas Unidades:

UNIDADE MOGI MIRIM
Avenida Dona Sara Leme da Costa, 45
Nova Mogi
Mogi Mirim | SP
CEP 13800259
Tel (19) 3814 3888

UNIDADE CAMPINAS
Rua Luiz Otávio, 2565
Fazenda Santa Cândida
Campinas | SP
CEP 13087560
(19) 3471 0008

UNIDADE SÃO PAULO
Rua do Rócio, 350
10º andar | Vila Olímpia
São Paulo | SP
CEP 04552000
Tel (11) 3090 4504

UNIDADE RIVIERA DE SÃO LOURENÇO
Bertioga | SP
CEP 11250000
Tel (13) 2191 2600

© Artdata Contábil.