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Contabilidade para agência de marketing e propaganda: importância da gestão tributária e trabalhista

22 junho 2021
Rodrigo Ferreira

A rotina dos sócios, diretores e gestores de empresas cujas atividades
se relacionam com propaganda e marketing vem se intensificando cada vez mais,
tornando-se cada vez mais dinâmica e proativa. Com o enorme progresso tecnológico
no setor e o avanço das plataformas digitais, o mercado se expandiu muito nos
últimos anos e as mídias tradicionais perderam espaço considerável no orçamento
dos anunciantes (que no mínimo passaram a diversificar mais os canais de
divulgação, o que pulverizou os investimentos e receitas com mídia paga), além
das empresas do setor – até mesmo as pequenas e médias – passarem a atender
clientes espalhados por todo o Brasil e muitas vezes até localizados no
exterior.

Por conta dessas e outras mudanças ocorridas nos últimos anos, os
administradores e gestores de orçamentos de empresas de propaganda e marketing
– e também, claro, do orçamento de mídia dos seus clientes – precisam lidar com
prazos cada vez mais curtos e, muitas vezes, verbas mais limitadas que no
passado.

Outra questão relevante, é que se passou a medir de forma muito mais
assertiva e precisa o ROI (Retorno sobre os investimentos) das áreas comercial
e de marketing das empresas, sejam essas microempresas ou grandes companhias. Além
disso, cresceu também o entendimento e a importância dada a essa questão cuja
análise é fundamental.

Neste contexto, é fundamental contar com o auxílio de uma empresa de
contabilidade qualificada e especializada em empresas de propaganda e marketing,
a fim de entender e cuidar da saúde financeira do seu negócio, bem como para
minimizar ao máximo os riscos relacionados a tributos e folha de pagamento.

Neste artigo do nosso blog, você poderá conferir os benefícios da gestão
financeira, contábil, fiscal e pessoal e, também, como essas soluções podem
ajudar a diminuir riscos tributários, trabalhistas e aumentar a lucratividade
da sua empresa e dos seus negócios.

Cenário
das empresas de propaganda e marketing

Com
a infinidade de possibilidades diferentes para anunciar e atingir o público
trazidos e oferecidos pelos meios e plataformas digitais, a propaganda e o
marketing têm se reinventado e evoluído continuamente ao longo das últimas
décadas, exigindo que os profissionais trabalhem em um período menor de tempo
com demandas cada vez maiores e mais complexas – e como já dissemos
anteriormente, em sua maioria, com orçamentos mais enxutos. É nítido no mercado
que grande parte dos trabalhos executados pelas agências no passado, foram
descontinuados ou se tornaram “commodities” e passaram a ser serviços prestados
apenas por freelancers ou pequenas agências que atuam apenas de forma local em
termos geográficos.

Assim,
lidar com questões burocráticas, principalmente as administrativas, tributárias
e financeiras, além da demanda do dia a dia de uma agência, que inclui o
relacionamento com parceiros, clientes, fornecedores, mídia e diversos outros
setores pode acabar sendo uma dificuldade e algo muito exaustivo,
principalmente para sócios mais “criativos”, fazendo com, além de tomar horas e
horas mensalmente dos profissionais com maior custo para a empresa, que a
empresa não possua organização e clareza em seus relatórios e demonstrativos
financeiros e contábeis.

É
justamente para não correr riscos tributários e trabalhistas, reduzir despesas
e custos, maximizar os lucros e criar estratégias acessíveis sem precisar comprometer
o caixa da empresa, bem como para manter a precificação dos serviços prestados
coerentes com os custos da empresa, que o apoio de uma empresa de contabilidade
é indispensável para as empresas de propaganda e marketing.

Ao
contar com profissionais qualificados e experientes no atendimento a sua
empresa, você garante que a sua agência não terá problemas com o Fisco, atuando
de forma regular e em concordância com a legislação vigente, bem como recebe
apoio por meio de relatórios e demonstrativos para a tomada de decisões
financeiras da companhia.

Quais
os benefícios da contabilidade para agências de publicidade?

Como
já foi comentado, ter o controle e saber como está a situação financeira do seu
negócio é fundamental para manter o bom funcionamento da operação da empresa e,
consequentemente, realizar uma entrega de qualidade para seus clientes e
parceiros.

Ao
contratar uma empresa para ser responsável pela contabilidade, tributos e folha
de pagamento da sua agência, é possível reduzir a carga de impostos por meio de
análises e comparativos tributários, otimizar a rotina produtiva dos sócios e
colaboradores que se relacionam com a empresa contábil, além de diminuir os
riscos ao eliminar a geração de passivos fiscais e trabalhistas, reduzir
despesas desnecessárias com papel e, consequentemente, obter melhores
resultados e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Mas
para isso, algumas etapas são necessárias para garantir que sua agência de
propaganda e marketing esteja regularizada e em dia com todas as suas
obrigações. Antes de tudo, verificar e analisar – com o apoio de ferramentas e
softwares de auditoria eletrônica – a situação fiscal e tributária da agência é
fundamental. É justamente para reduzir os riscos tributários e trabalhistas,
bem como o recolhimento dos tributos em conformidade com a lei que serve o
planejamento tributário, societário e trabalhista, serviços esses que podem ser
realizados pelos contadores.

Outra
questão importante é que a tributação sobre serviços de publicidade apresenta
algumas normas específicas e, quando não respeitadas, podem trazer prejuízos e
gerar passivos à empresa. Além disso, por ser uma área onde diversas empresas
apresentam elevada rotatividade em seu quadro de colaboradores, é fundamental
contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada para que sua
agência não “pare de funcionar” caso um colaborador do setor administrativo e
financeiro peça demissão ou saia de férias.

Qual
a solução para a sua empresa de propaganda e marketing crescer de forma sólida
e sustentável?

Como
já foi possível perceber, a gestão contábil, tributária e de folha de pagamento
pode reduzir os riscos e custos da empresa à medida que organiza questões
relacionadas a saúde fiscal, financeira e trabalhista da agência, fornecendo
aos gestores informações mais confiáveis e assertivas para tomar decisões sobre
o futuro e próximos passos dos negócios. Por isso, confira algumas soluções que
podem tornar sua agência mais sólida e eficiente:

Conciliação bancária

Integrar e automatizar a conciliação bancária com o
sistema do seu contador, além de trazer agilidade, gera maior assertividade de
dados e informações financeiras. Os clientes Artdata, por exemplo, possuem como
opção a abertura de uma conta digital gratuita e livre de tarifas por meio da
nossa parceria com a Cora – Conta Digital para PJ.

Emissão de documentos fiscais

As empresas de propaganda e marketing
trabalham com emissão de nota fiscal de serviços eletrônica, o que implica na
demanda de apuração dos tributos incidentes sobre a operação. Por isso, é
necessário prestar muita atenção na hora de emitir o documento fiscal para
amparar a prestação de serviços, além de validar todas as operações junto ao
seu contador, para não cometer nenhum equívoco que prejudique a agência em
termos fiscais e tributários.

Gestão da Folha de Pagamento

Também é função da contabilidade zelar pelas
questões que envolvem a apuração da folha de pagamento, realizando apurações de
ordem tributária e entendendo a rotina e dinâmica dos funcionários da agência.

Consultoria Tributária – Imposto de Renda Retido na Fonte (Serviços de Propaganda)


Consultoria para questões tributárias (IRRF): empresas de propaganda precisam
lidar com algumas questões tributárias específicas, como por exemplo a
incidência do IRRF à alíquota de 1,5% nos serviços prestados de propaganda e
publicidade sobre os valores creditados por pessoas jurídicas a outras pessoas
jurídicas relacionados a essa atividade. Por ser um tema de grande importância
e capaz de gerar diversos passivos tributários, contar com o suporte de uma
empresa de contabilidade especialista nessa atividade é fundamental. Confira
algumas questões importantes relacionadas a esse tema:


O IRRF deve ser recolhido pelo próprio prestador do serviço (agência), por
conta e ordem do anunciante por meio de DARF, utilizando o código 8045;


O fato gerador do IRRF é o pagamento, crédito ou entrega de numerário pela
pessoa jurídica anunciante à agência de propaganda devido aos serviços
prestados;


A base de cálculo do IRRF é o montante das importâncias pagas, entregues ou
creditadas pelo contratante à agência de propaganda, sendo excluídas da base os
saldos pagos diretamente ou repassados a empresas de rádio, TV, jornais,
revistas, publicidade por meio de outdoor, cinema e eventuais descontos
concedidos por antecipação de pagamento;

Exemplo:

Se
uma agência de publicidade receber de um anunciante o montante de R$ 500.000 de
um anunciante, referente a serviços de propaganda e publicidade e, repassar a
uma emissora de TV o valor de R$ 300.000,00, teremos o seguinte cenário:

Valor
recebido pela agência: R$ 500.000,00.

Valor
repassado para a emissora de TV: R$ 300.000,00.

Base
de cálculo do IRRF: R$ 200.000,00.

IRRF
devido: R$ 200.000,00 x 1,5% = R$ 3.000,00.


As agências de propaganda devem fornecer aos seus clientes, até o dia 15 de
fevereiro do ano subsequente, o informe de rendimentos comprobatório dos
valores recebidos e do imposto de renda recolhido referente ao ano-calendário
anterior.

Facilidade
para focar nos resultados da sua empresa de marketing

Precificar
os serviços pode ser uma das tarefas mais desafiadoras da empresa. Isso porque,
ao fazer isso sem o auxílio de um contador, pode ser que você se esqueça de contabilizar
diversas despesas e custos fixos ou variáveis, o que pode trazer sérios
prejuízos. Para fazer esse cálculo de forma correta e precisa, é preciso aliar
o conhecimento técnico do contador com a experiência dos gestores da agência.

Pelos
diversos motivos já aqui expostos, você já deve estar convencido de que contar
com a ajuda de uma empresa de contabilidade especializada pode aumentar a
lucratividade da empresa e reduzir os ricos do seu negócio. Além disso, essa
parceria entre empresário e contador também possibilita que os líderes da
empresa foquem apenas nos resultados de seus colaboradores, não precisando se
preocupar com questões burocráticas e administrativas.

Por
fim, ao colocar a contabilidade da sua empresa nas mãos de profissionais
qualificados, você também pode tomar decisões mais assertivas e fundamentadas.
Isso porque as informações e relatórios disponibilizados pelo contador são
ponto de partida para o bom funcionamento e gerenciamento de novos projetos,
estratégias, investimentos, dentre outros.

Agora
que você entendeu de forma completa a importância de colocar o setor contábil,
tributário e de folha de pagamento da sua agência nas mãos de especialistas,
que tal falar com um dos nossos consultores? Então entre em contato conosco e
conheça mais detalhes sobre como as nossas soluções de contabilidade para
agências de propaganda e marketing podem auxiliar os seus negócios a se
tornarem mais sólidos e rentáveis.

Rodrigo Ferreira

Gerente de Atendimento e
Marketing

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