Como abrir uma empresa? Saiba mais sobre as soluções da Artdata Contábil

21 novembro 2019
Rodrigo Ferreira

Algumas das principais dúvidas que passam pela cabeça de todo novo empreendedor é quem procurar e o que fazer para abrir uma empresa, já que muitas vezes se trata de um processo complexo e burocrático, que envolve diversas etapas, como a obtenção de um número de CNPJ, os registros em todos os órgãos pertinentes, a definição de quais atividades serão desenvolvidas, entre outras questões.

Por esse motivo, contar com o auxílio de profissionais qualificados costuma ser a melhor decisão, pois, por meio da sua orientação e direcionamento, o tempo é otimizado, sendo possível que o(s) sócio(s) se dediquem mais as estratégias da fase pré-operacional da empresa, com a garantia de que todo processo de constituição será executado de forma ágil e assertiva.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda o que deve fazer para abrir uma empresa de maneira eficiente e segura. Continue sua leitura!

Passo a passo para abrir uma empresa

Antes de abrir uma empresa, algumas decisões importantes precisam ser tomadas. Veja a seguir as principais delas.

Natureza jurídica 

Os formatos mais utilizados são: Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Sociedade Limitada.

Nos dois primeiros o empreendedor constitui sua empresa sem a presença de sócios, sendo a principal diferença o fato que na EIRELI existe uma divisão jurídica entre o patrimônio pessoal e o patrimônio empresarial. Além disso, na EIRELI é preciso integralizar a título de capital social um montante que seja equivalente ao menos a cem vezes o salário mínimo vigente. Na sociedade Limitada – onde não há exigência de um valor mínio de capital para a sua constituição – anteriormente era necessária a presença de ao menos dois sócios, o que foi alterado com a recente criação da Sociedade Limitada Unipessoal.

Atividades exercidas (CNAE)

A escolha e enquadramento da atividade que será executada é fundamental, tendo em vista que ela deverá estar inserida em alguma categoria da Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE). A partir desse enquadramento que será possível entender algumas especificidades da empresa, como por exemplo qual será as alíquotas de tributação incidente sobre as operações.

Regime tributário

Nesse caso, será necessário fazer a escolha entre três regimes: Simples NacionalLucro Real e Lucro Presumido. Confira na sequência algumas especificidades de cada opção.

Simples Nacional

  • reúne o recolhimento de oito impostos, Federais, Estaduais e Municipais em guia única;

  • empresa pode faturar no máximo até R$ 4,8 milhões por ano;

  • os tributos são calculados conforme as atividades desenvolvidas pela empresa e seu devido enquadramento em um dos cinco anexos (e suas diversas faixas) da Tabela do Simples Nacional.

Lucro Real

  • IRPJ e CSLL são recolhidos sobre o lucro da empresa;

  • apuração de PIS e COFINS não-cumulativa (permite o aproveitamento de créditos) com alíquotas de 1,65% e 7,6% respectivamente;

  • permite compensar prejuízos fiscais anteriores e do mesmo exercício.

Lucro Presumido 

  • as empresas podem faturar anualmente no máximo até R$ 78 milhões;

  • apuração de PIS e COFINS cumulativa (não permite o aproveitamento de créditos) com alíquotas de 0,65% e 3% respectivamente;

  • não permite a compensação de prejuízos fiscais anteriores e do mesmo exercício.

Ao abrir uma empresa, vários passos precisam ser seguidos. Veja a seguir alguns deles:


  • organização de todos os documentos dos sócios, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, e da empresa, dando início ao procedimento para a sua constituição;

  • definição e elaboração do contrato social;

  • início dos procedimentos que englobam os diversos registros necessários, como na Junta Comercial ou Cartório, Previdência Social, Receita Federal, Prefeitura Municipal, Secretaria da Fazenda Estadual, órgãos de classe, entre outros. Isso vai depender do local, tipo de empresa e da atividade que será realizada;

  • demais atribuições paralelas que precisam ser cumpridas ao longo dessa trajetória, por exemplo, obtenção de licenças e alvarás, elaboração do planejamento tributário, aquisição e validação do certificado digital, escolha do regime tributário mais adequado, implementação de um ERP etc.

Importância de uma boa assessoria societária

Quando a empresa é constituída sem o apoio de especialistas, muitos erros podem ser cometidos na hora da execução de atividades importantes para a constituição e a fase pré-operacional da empresa, o que pode causar sérios problemas e transtornos.

Quando o negócio já nasce com complicações e lacunas societárias, bem como falhas no seu processo de abertura e no seu planejamento tributário inicial, certamente há chances maiores de se encontrar obstáculos e desafios relacionados a vários âmbitos, como a habilitação para emissão de notas fiscais, obtenção de alvarás imprescindíveis para o funcionamento e demais questões que podem impedir a organização de fechar diversos negócios relevantes.

Veja a seguir outros motivos pelos quais o acompanhamento de profissionais contábeis especializados se faz tão importante, não apenas no momento da abertura de um negócio, mas também na sequência das operações da empresa.

Avaliação financeira da empresa

Contar com o apoio de especialistas possibilita que os gestores possam avaliar as principais informações e dados financeiros do negócio, como fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, faturamento, margem de lucros, pagamento de impostos e afins, já que tudo é registrado adequadamente.

A gestão vai tornar mais simples a elaboração do planejamento financeiro, elaboração do orçamento da empresa e acompanhamento dos lucros e despesas do negócio. Além disso, todas as obrigações serão cumpridas em dia, organizadas, propiciando mais confiança na hora de adquirir empréstimos e financiamentos para a organização.

Desse jeito, as possibilidades da empresa ficar sem capital para honrar com seus compromissos são reduzidas, trazendo mais confiança ao empreendedor em relação à viabilidade do negócio gerar lucratividade.

Define o regime tributário adequado

A análise tributária deve ser realizada por um time de profissionais qualificados e atualizados em relação à legislação vigente e suas constantes alterações. Dessa forma, ela reúne os conhecimentos referentes ao assunto e às informações importantes acerca das principais características da empresa, com isso, consegue orientar quanto à melhor opção tributária para os negócios.

Existem três tipos de regimes tributários disponíveis: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, e o enquadramento correto pode trazer muitas vantagens, como economia para o negócio, já que isso vai diminuir os gastos realizados com o pagamento indevidos de impostos.

Reduz os custos e aumenta a lucratividade

Toda organização tem custos fixos, que são aqueles que não se sofrem variação devido a realização das atividades do negócio, por exemplo, salários dos funcionários, e os custos variáveis, que se alteram de acordo com o gasto de matéria-prima, por exemplo.

Além disso, a gestão contábil avalia esses gastos e averígua se as receitas obtidas são suficientes para pagar as despesas. Também analisa de maneira estratégica a capacidade de elevação das vendas e quantidade de clientes, gerando a minimização dos gastos e o aumento da lucratividade.

Melhora a credibilidade da empresa

Uma instituição que tem uma contabilidade bem estruturada, as obrigações fiscais em dia e relatórios contábeis precisos, que preza pela manutenção da saúde financeira do negócio, adquire uma melhor reputação diante dos clientes, fornecedores, parceiros e investidores. Conquistar essa credibilidade no ramo é fundamental para a expansão da empresa.

Ou seja, essa gestão proporciona um controle interno importante, transparência nas informações e demais pontos cruciais em qualquer prática que possa impactar a procura de resultados positivos diante dessa nova realidade, na qual enfrentar os concorrentes será inevitável.

Como a Artdata pode ajudar na abertura de empresas e nas questões societárias

Além de contar com a experiência de uma equipe de especialista que já atuaram na constituição de centenas de empresas existentes por todo o país, exercendo as mais variadas atividades, especificidades, composições societárias, entre outros cenários, as soluções da nossa empresa para os novos empreendedores ultrapassam a expectativa do simples cumprimento de tarefas burocráticas para a abertura de um negócio.

Nosso time tem como objetivo apoiar os novos empresários no planejamento e formatação das questões contábeis, tributárias, societárias e de folha de pagamento da empresa, desde a etapa pré-operacional da organização, o que reduz o risco do negócio ser constituído e levar meses (ou até anos) para conseguir atuar de maneira sólida no mercado.

Dentre as principais vantagens de contar com a Artdata na hora de abrir uma empresa, estão a agilidade, experiência, organização e conhecimento da nossa equipe, capaz de trabalhar com soluções na medida certa para seus negócios.

Agora que você entendeu melhor a dinâmica da abertura de uma empresa e os processos envolvidos nessa etapa, não deixe de contar com um profissional especializado para que sinta segurança em relação a todos os procedimentos realizados, desde a elaboração do contrato social até o enquadramento tributário ideal, aumentando as possibilidades do negócio se desenvolver de forma sólida, rentável e sustentável.

Quer assegurar a exatidão e precisão de todas as etapas que fazem parte da constituição de uma empresa? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Rodrigo Ferreira

Gerente de Atendimento e Marketing

CRC 1SP334423/O-8

Contato

contato-e-mail

Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail:
artdata@artdatacontabil.com.br

localização

Nossas Unidades:

UNIDADE MOGI MIRIM
Avenida Dona Sara Leme da Costa, 45
Nova Mogi
Mogi Mirim | SP
CEP 13800259
Tel (19) 3814 3888

UNIDADE CAMPINAS
Rua Luiz Otávio, 2565
Fazenda Santa Cândida
Campinas | SP
CEP 13087560
(19) 3471 0008

UNIDADE SÃO PAULO
Rua do Rócio, 350
10º andar | Vila Olímpia
São Paulo | SP
CEP 04552000
Tel (11) 3090 4504

UNIDADE RIVIERA DE SÃO LOURENÇO
Bertioga | SP
CEP 11250000
Tel (13) 2191 2600

© Artdata Contábil.