Afinal, como pagar menos imposto?

04 julho 2019
Rodrigo Ferreira

Não são poucos os empresários e gestores que se perguntam como pagar menos imposto. Afinal, alocando menos recursos do negócio para os tributos, o percentual disponível para novos investimentos é otimizado.

Frente a essa possibilidade, porém, muitas vezes o empresário sente um certo temor, por não saber ao certo se de fato está agindo dentro da lei. A grande questão é que a própria legislação abre espaço, em diversas oportunidades, para que empresas tenham acesso a uma alíquota mais amigável de tributos. O problema é a falta de informações sobre o tema.

Com a finalidade de tornar as informações sobre esse assunto mais claras, preparamos este conteúdo com orientações sobre a relação entre a empresa e os tributos.

Continue a leitura e descubra como pagar menos imposto!

A importância da qualificação

Uma empresa interessada em reduzir gastos com tributos precisa estar atenta à legislação, e a todos os benefícios que ela prevê, para que uma apuração precisa dos impostos, a serem recolhidos, seja feita. Analisando de forma profissional os diversos fatores que influenciam esse cálculo, é possível encontrar oportunidades para reduzir os custos tributários.

É importante ressaltar, porém, que essa apuração não pode ser feita de modo leviano, sem que haja embasamento legal. Isso porque, caso algum erro seja cometido, a empresa pode acabar elevando seus gastos com posteriores pagamentos de multas e juros, em vez de reduzi-los. Principalmente se informações incorretas forem prestadas à Receita Federal.

Por esse motivo, é fundamental que tal tarefa seja realizada com o apoio de uma assessoria contábil qualificada, o profissional de contabilidade responsável pela execução dos trabalhos deve ter domínio sobre o tema e de fato ter a qualificação necessária para identificar oportunidades que permitam à empresa reduzir seus custos com tributos.

Medidas para a redução de custos com tributação

Para que uma tarefa seja devidamente desempenhada, primeiro os responsáveis por ela precisam organizar as informações que obtiveram, e com base nestas realizar um planejamento definindo estratégias de atuação. A gestão de tributação não é uma exceção a essa regra.

Em primeiro lugar, e empresa deve organizar todas as informações financeiras da empresa e, a partir delas, definir medidas com o suporte do seu contador para que o negócio pague menos impostos. Dentre estas medidas, uma das mais importantes é avaliar de forma assertiva o regime tributário mais vantajoso para a empresa.

No Brasil, as empresas podem escolher entre três modelos distintos de regime tributário. São eles:

  • Lucro Real;

  • Lucro Presumido;

  • Simples Nacional.

Cada um desses regimes conta com especificidades que acarretam em vantagens ou desvantagens, cabe ao contador identificar aquele que atende melhor à realidade e o caso particular da empresa e sua respectiva atividade. De forma simplificada, podemos dizer que o mais adequado é o modelo onde a empresa terá a menor alíquota efetiva de impostos sobre o seu lucro e/ou faturamento.

Principais equívocos cometidos por empresas na hora de pagar impostos

Além de entender como pagar menos imposto, é muito importante que o gestor de uma empresa compreenda os principais equívocos que costumam ocorrer nesse processo. Afinal, sem conhecer um problema, não é possível eliminá-lo.

Portanto, continue a leitura e descubra os erros mais cometidos no momento em que as empresas pagam seus tributos e descubra como evitá-los.

Aplicar alíquotas incorretas

Um dos erros mais comuns e custosos, cometidos por empresários, é aplicar alíquotas maiores do que as vigentes no momento em que emitem notas fiscais. Ao cometer tal equívoco, o percentual de impostos apurado é maior do que deveria ser, causando gastos desnecessários.

Para evitar este problema, é fundamental que o cálculo das alíquotas seja realizado por um profissional  contábil que de fato compreenda as rotinas tributárias do negócio.

Não utilizar os créditos de impostos

Segundo a legislação, empresas que seguem determinados critérios, definidos pela própria legislação, tem direito ao crédito fiscal. Ao fazer uso deste benefício, o empresário pode economizar, gastando menos com o pagamento de tributos futuros.

É necessário considerar, porém, que nem todos os impostos oferecem esse crédito, mas um profissional contábil qualificado é capaz de indicar em quais tributos o empresário pode buscar esse benefício e indicar o caminho que a empresa deve percorrer para ter acesso a ele.

Não fazer uso de isenções tributárias

É de interesse do governo que a economia cresça, gerando novos empregos e riqueza. Para facilitar esse processo, existem diversos programas de crédito e de isenção de tributos. Deixando de fazer uso desses benefícios, a empresa deixa de economizar e ainda fica em desvantagem frente a seus concorrentes, que conseguem operar com menos custos.

Portanto, um empresário deve se informar a respeito dos benefícios fiscais, aos quais sua empresa é elegível, e fazer uso deles.

Como a Artdata Contábil pode ajudar sua empresa a pagar menos impostos

A primeira característica que se espera de um profissional, principalmente daquele que está a frente de tarefas vitais, como a gestão de tributos, é a qualificação. Além disso, a experiência também é um requisito necessário. Ela atua como uma garantia de que o profissional sabe como agir diante das mais diversas situações, mesmo as adversas.

Neste contexto, a Artdata Contábil se apresenta como uma excelente opção disponível para apoiar empresários e empreendedores. Por meio de seus especialistas em tributos, a Artdata é capaz de orientar sua empresa para que ela faça uso dos dispositivos legais que lhe permitam pagar menos impostos.

Isso, é claro, cumprindo todas as exigências legais, para que a empresa se mantenha regularizada na Receita Federal, livre de qualquer problema.

Devido ao excesso de burocracia em nosso país, algumas tarefas, que deveriam ser simples e rápidas, acabam se tornando complexas e lentas, o que tende a tomar muito tempo da gestão de um negócio e reduzir sua produtividade.

Frente a este problema, a Artdata Contábil se mostra mais uma vez como uma solução. Por meio de seu processo, que combina tecnologia e profissionais altamente qualificados, a Artdata é capaz de gerir com agilidade e eficiência tanto os tributos de uma empresa quanto as demais rotinas fiscais referentes a sua operação diária.

Embora a burocracia e o excesso de tributos tornem a tarefa de empreender difícil no Brasil, existem mecanismos, totalmente legais, que facilitam o processo. Ao fazer uso deles, o empresário aumenta suas chances de obter sucesso.

Considerando o peso que os tributos geram sobre a produção no Brasil, os benefícios e programas que permitem ao empresário gastar menos com esses impostos são muito bem-vindos. Porém, para fazer, de fato, um bom uso destes benefícios é fundamental que a empresa seja bem assessorada por profissionais contábeis.

Agora que você sabe como pagar menos imposto, e entende a importância do profissional responsável pela gestão de tributos, que tal contar com o auxílio de um time altamente qualificado de contadores para administrar o pagamento de impostos em sua empresa? Entre em contato conosco e conheça as soluções tributárias da Artdata Contábil!

Almir Ferreira


Contador

CRC 1SP143563/O-2

Contato

contato-e-mail

Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail:
artdata@artdatacontabil.com.br

localização

Nossas Unidades:

UNIDADE MOGI MIRIM
Avenida Dona Sara Leme da Costa, 45
Nova Mogi
Mogi Mirim | SP
CEP 13800259
Tel (19) 3814 3888

UNIDADE CAMPINAS
Rua Luiz Otávio, 2565
Fazenda Santa Cândida
Campinas | SP
CEP 13087560
(19) 3471 0008

UNIDADE SÃO PAULO
Rua do Rócio, 350
10º andar | Vila Olímpia
São Paulo | SP
CEP 04552000
Tel (11) 3090 4504

UNIDADE RIVIERA DE SÃO LOURENÇO
Bertioga | SP
CEP 11250000
Tel (13) 2191 2600

© Artdata Contábil.