A Artdata oferece uma opção de ERP gratuito para Micro e Pequenas Empresas

28 agosto 2020
Rodrigo Ferreira

Ter uma gestão financeira eficiente é fundamental para que a empresa mantenha seu caixa saudável, realize os melhores investimentos para o seu desenvolvimento e se torne competitiva no mercado. Em períodos de crise e incertezas, isso se torna ainda mais fundamental e imprescindível para toda empresa. Para simplificar esse processo, o ideal é que ela conte com as melhores ferramentas e a tecnologia como aliadas. Por esse motivo, a Artdata Contábil incluiu em suas soluções para micro e pequenas empresas uma licença de um ERP fornecida de forma gratuita para seus clientes.

O ERP é um sistema de gestão empresarial que possibilita acesso de forma facilitada, rápida e confiável às informações de uma empresa. É utilizado para organizar e processar dados de diversas áreas, como a financeira, tributária, contábil e de folha de pagamento, dentre outras, fornecendo importantes relatórios e informações para a tomada de decisão dos sócios, diretores e gestores.

Pensando nisso, resolvemos falar sobre o funcionamento e os benefícios da utilização de um ERP para empresas independente do porte, atividade ou faturamento. Confira!

A importância da utilização de ERP para Micro e Pequenas Empresas

O controle financeiro deve ser uma estratégia utilizada para qualquer tipo de negócio, já que muitas micro e pequenas empresas não conseguem sobreviver devido ao número excessivo de burocracias e falta de gestão eficaz do negócio no decorrer do tempo. Entre os principais erros está a falta de implementação de bons processos e ferramentas para realizar esse gerenciamento, mesmo que existam diversas opções disponíveis no mercado.

Essa falta de atenção faz com que a organização deixe de usufruir de vantagens que podem fazer toda a diferença nas operações, como eficiência, inteligência para os processos de gestão, agilidade no processamento de informações, segurança de dados e demais.

Ou seja, a importância do ERP se deve à sua capacidade em manter a organização financeira das empresas, centralizar os dados e, ainda, possibilitar aos gestores subsídios para planejamento e tomada de decisão em todos os cenários – a curto, médio e longo prazo.

Contabilidade + ERP sem custos adicionais para clientes da Artdata

Como forma de proporcionar as melhores práticas aos seus clientes, a Artdata Contábil fornece sem custos adicionais uma opção de ERP em nuvem, o OnBalance – por meio de uma parceria com a Thomson Reuters – que atualmente atende as principais demandas de micro e pequenas empresas que possuem um desses perfis de atividade e regime tributário: Serviços (Simples Nacional e Lucro Presumido) ou Comércio (Simples Nacional).

Além da gestão financeira, o OnBalance permite que as micro e pequenas empresas emitam notas fiscais de serviço (+600 cidades), notas fiscais eletrônicas, boletos, realizem integração de extratos bancários, dentre outras funcionalidades.

Existem vários ERPs excelentes disponíveis do mercado, sendo alguns específicos para determinados nichos e tipos de empresa. Nesse caso, é importante destacar que o OnBalance não é um sistema disponibilizado gratuitamente no mercado, trata-se de uma decisão da Artdata de oferecê-lo sem custos aos clientes que não possuem um ERP e cujo perfil da empresa esteja dentro das atendidas pelo software atualmente.

O OnBalance é um ERP exclusivo para contratação de clientes de empresas contábeis que utilizam as Soluções da Domínio da Thomson Reuters. O custo médio aproximado mensal para contratação da solução, que possui duas opções de versões com funcionalidades diferentes, é de cerca de R$ 85,00 (o que representa um custo anual de aproximadamente R$ 1.000,00).

5 benefícios de implantar um ERP para micro e pequenas empresas

O ERP tem a capacidade de otimizar as rotinas financeiras das companhias que, em muitos casos, ainda utilizam cadernos ou planilhas, aumentando o grau de organização da gestão das finanças e, consequentemente, possibilitando melhorias na lucratividade dessas micro e pequenas empresas.

Além disso, ao utilizar o OnBalance, o cliente Artdata se conecta aos módulos do ERP Contábil que utilizamos, tornando nossos departamentos verdadeiras extensões da sua empresa, nos deixando ainda mais próximo do seu negócio com o fornecimento de entregas de informações e relatórios relevantes para tomada de decisão. Entenda a seguir alguns dos principais benefícios propiciados por um ERP!

1. Aprimoramento gerencial

Considerando que esse tipo de ferramenta elimina o uso de papéis e planilhas por meio da unificação de todas as informações e processos, ela faz com que os gestores tenham mais controle sobre o fluxo de caixa da empresa, além de prever os possíveis cenários, aumentando o poder de tomada de decisões assertivas.

2. Segurança das informações

A centralização dos dados e atividades em um único sistema impede o desencontro e adulteração de informação, gerando segurança e tranquilidade aos sócios, gestores e funcionários da empresa.

3. Gestão tributária

A complexidade do sistema tributário brasileiro pode gerar uma série de dúvidas, o que atrapalha na obtenção de segurança fiscal. Por meio da automatização e integração disponibilizada pelo ERP, é possível diminuir o retrabalho e erros nas relações com o Fisco, por exemplo nos processos de emissão de documentos fiscais, o que evita a aplicação de multas e demais penalidades.

4. Minimização dos custos e aumento da rentabilidade

Ao reestruturar os processos financeiros da micro ou pequena empresa, automatizar a rotina administrativa e melhorar a gestão de documentos fiscais, boletos, contas a pagar, contas a receber, dentre outros, todo negócio consegue reduzir custos operacionais e aumentar a rentabilidade.

5. Competitividade

Por meio do aprimoramento gerencial, padronização dos processos, segurança das informações, redução de custos, aumento da rentabilidade e demais, os produtos e serviços da empresa ganham em qualidade e confiança, o que é fundamental para a manutenção ou o aumento da competitividade de uma empresa.

Benefícios do uso de um ERP integrado com o contador

A integração entre ERP e contador garante maior assertividade dos dados e informações fornecidas a empresa contábil, otimiza o tempo da equipe do cliente, que não precisa enviar documentos por meio de outros canais e formatos, possibilita ao contador auxiliar o cliente de forma mais proativa e consultiva no que tange à gestão financeira, tributária, societária etc. Além disso, é possível evitar falhas que podem gerar problemas como:

  • descumprimento das obrigações com o Fisco;
  • pagamento de multa e juros devido à falta de organização financeira;
  • retrabalho e envio de informações e documentos por mais de um canal;
  • transmissão de informações incorretas para os órgãos fiscalizadores.

O que deve ser considerado por uma micro e pequena empresa na hora de escolher um ERP

Para entender o momento adequado de usar um ERP e escolher a melhor opção para sua empresa, alguns pontos devem ser observados, como:

  • reais necessidades do negócio, por exemplo, gestão financeira, tributária e demais;
  • particularidades financeiras da organização;
  • erros que envolvem as finanças que são cometidos em maior número de vezes na empresa;
  • forma de adequação dos funcionários das diferentes áreas envolvidas em relação à implementação da ferramenta;
  • complexidade das atividades realizadas;
  • diferenciais que precisam ser inseridos na rotina administrativa do negócio;
  • situação do negócio no ciclo de vida empresarial e a realidade no qual está inserido, por exemplo, se é uma empresa que possui um único funcionário no setor financeiro, se é uma startup passando por uma grande expansão, uma grande companhia, dentre outros aspectos.

Agora que você já sabe os benefícios de contar com a tecnologia para proporcionar vantagens relevantes para o crescimento contínuo de micro e pequenas empresas, e como é possível solucionar os principais problemas de gestão financeira de forma simples, não há nada melhor do que usufruir de um ERP sem custos e conectado ao seu contador, como o disponibilizado para os clientes da Artdata Contábil, tendo em vista que, por meio desse software, é possível usufruir diversos benefícios necessários para que o negócio se torne cada vez mais organizado, competitivo, sólido e rentável.

Quer entender melhor como funciona o ERP gratuito da Artdata e quais os requisitos para a sua implementação? Caso você já seja cliente Artdata, basta enviar um e-mail para onbalance@artdatacontabil.com.br. Agora, se você quer migrar a contabilidade da sua empresa para a Artdata, entre em contato com a nossa equipe de especialistas agora mesmo!

Rodrigo Ferreira

Gerente de Atendimento e Marketing

CRC 1SP334423/O-8

Contato

contato-e-mail

Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail:
artdata@artdatacontabil.com.br

localização

Nossas Unidades:

UNIDADE MOGI MIRIM
Avenida Dona Sara Leme da Costa, 45
Nova Mogi
Mogi Mirim | SP
CEP 13800259
Tel (19) 3814 3888

UNIDADE CAMPINAS
Rua Luiz Otávio, 2565
Fazenda Santa Cândida
Campinas | SP
CEP 13087560
(19) 3471 0008

UNIDADE SÃO PAULO
Rua do Rócio, 350
10º andar | Vila Olímpia
São Paulo | SP
CEP 04552000
Tel (11) 3090 4504

UNIDADE RIVIERA DE SÃO LOURENÇO
Bertioga | SP
CEP 11250000
Tel (13) 2191 2600

© Artdata Contábil.