5 dicas de Contabilidade para Pequenas Empresas de Mogi Mirim e Mogi Guaçu

21 junho 2022
Rodrigo Ferreira

Se você é sócio e proprietário de uma pequena empresa em Mogi Mirim ou Mogi Guaçu e está buscando dicas sobre contabilidade, tributos e finanças para o seu negócio, continue a leitura deste artigo!

Ter o negócio próprio é o sonho de muitas pessoas. Porém, não basta apenas abri-lo, é necessário vários cuidados e atenção para alguns fatores muito importantes para a saúde e o sucesso de uma empresa!

 

Contabilidade: dicas para pequenas empresas em Mogi Mirim e Mogi Guaçu

  1. Planejamento estratégico e financeiro: esse é um dos mais, se não o mais importante dos tópicos. Sem que a sua empresa saiba onde deseja chegar e tenha saúde financeira, você não consegue crescer de forma sólida e sustentável. Portanto, tenha sempre controle de tudo que entra e sai do seu caixa, defina com base em análises e informações assertivas quais recursos serão investidos para a alavancar seu negócio, etc. Portanto, ter um planejamento empresarial e, claro, colocá-lo em prática, é fundamental para toda empresa!
  2. Regime tributário correto para o seu tipo de negócio: com base no faturamento, contabilidade e na atividade realizada pela sua empresa você poderá optar pelo modelo de tributação mais adequado para seu negócio, o que, em termos práticos, significa obter a menor carga tributária possível dentro de legislação fiscal. Existem 3 principais regimes tributários no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Cada um deles possuem obrigações, impedimentos, especificidades e alíquotas específicas para diversos tributos.
  3. Invista num software de gestão financeira: há diversos ERPs para pequenas empresas – com integração via arquivo ou API com o ERP Contábil – que podem auxiliar o sócio ou o responsável pelas finanças do negócio a gerenciar as contas a pagar e a receber de forma precisa, além de economizar tempo e manter os números confiáveis e em um só lugar.
  4. Tenha organização: Muitas vezes, por ser uma empresa pequena, tudo acaba sobrando para o próprio empresário, que em muitos casos é o único sócio. Isso pode fazer com que ele se perca e deixe assuntos pendentes ou esquecidos, por isso, é fundamental ter organização. Utilize ferramentas (softwares e aplicativos) que possam te auxiliar nessa organização. Caso tenha colaboradores, delegue tarefas e trabalhe com prazos, isso evitará problemas e, principalmente, o pagamento de multas e juros.
  5. Acompanhe os números da sua empresa: Para saber minimamente como anda a saúde do seu negócio, você pode avaliar alguns dados por meio dos seguintes relatórios:

– Balanço Patrimonial: nesse relatório contábil, você pode acompanhar mensalmente ou anualmente, por exemplo se o Ativo da empresa está aumentando ou diminuindo, bem como o Passivo.

– Demonstrativo de Resultados do Exercício: por meio desse demonstrativo contábil, você pode acompanhar e comparar (mensalmente, trimestralmente ou anualmente por exemplo) a evolução das receitas, despesas e do resultado (lucro ou prejuízo) do seu negócio.

– Acompanhamento do Faturamento: demonstra o total do faturamento bruto da sua empresa durante um período de tempo (mês a mês ou ano a ano por exemplo) e permite comparar a variação da receita bruta do seu negócio.

 

Assessoria contábil para pequenas empresas em Mogi Mirim e Mogi Guaçu

Conforme seu negócio cresce, você precisará cada vez mais da assessoria e do suporte fornecido pela contabilidade da empresa para ter total controle sobre as finanças. Portanto, é imprescindível que você tenha como parceiro uma empresa de contabilidade especializada e capacitada para atender às suas demandas nas cidades de Mogi Mirim e Mogi Guaçu.

Quer saber mais sobre as soluções da ArtData? Conte com a nossa equipe de especialistas para ficar tranquilo e seguro com relação a contabilidade da sua empresa em Mogi Mirim e Mogi Guaçu!

Esse artigo foi útil para você? Então não deixe de se cadastrar para receber a nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdo e dicas da nossa equipe de contabilidade!

Rodrigo Ferreira

Gerente de Atendimento e Marketing

CRC 1SP334423/O-8

Contato

contato-e-mail

Você também pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail:
artdata@artdatacontabil.com.br

localização

Nossas Unidades:

UNIDADE MOGI MIRIM
Avenida Dona Sara Leme da Costa, 45
Nova Mogi
Mogi Mirim | SP
CEP 13800259
Tel (19) 3814 3888

UNIDADE CAMPINAS
Rua Luiz Otávio, 2565
Fazenda Santa Cândida
Campinas | SP
CEP 13087560
(19) 3471 0008

UNIDADE SÃO PAULO
Rua do Rócio, 350
10º andar | Vila Olímpia
São Paulo | SP
CEP 04552000
Tel (11) 3090 4504

UNIDADE RIVIERA DE SÃO LOURENÇO
Bertioga | SP
CEP 11250000
Tel (13) 2191 2600

© Artdata Contábil.